Artigo
lesões mais comuns na corrida

A corrida é um dos esportes mais populares e praticado pelas pessoas mundialmente, a quantidade de corredores recreacionais e competitivos aumenta a cada ano. Mais importante é que a corrida é uma excelente forma de exercício para quem busca um hábito de vida mais saudável, tendo em vista que a prática da corrida está linkada com uma maior longevidade e menor risco de complicações cardiovasculares.

Apesar de todos os benefícios que a corrida pode proporcionar, lesões musculares e ósseas relacionadas à corrida são comuns entre praticantes e podem gerar dor ou desconforto, incapacidade de seguir treinando e atrapalhar as atividades do dia a dia que não são relacionadas ao treino. Geralmente essas lesões são causadas por deficiências como força, flexibilidade, padrão de corrida, falta de descanso.

Alguns estudos já nos mostram algumas das lesões mais frequentes que ocorrem na prática da corrida, e aqui separamos algumas delas, das quais falaremos de forma mais aprofundada, com base nas regiões do corpo:

Joelho é a região que mais apresenta acometimento em comparação com as demais regiões, somando 28% de todas as lesões, e as principais dessa região são: 

Tornozelo e pé vem logo em seguida, somando 26% de todas as lesões. As principais que envolvem esta região são: 

A região da perna está em terceiro, envolvendo 16% das lesões, com: 

E Quadril envolvendo 14% das lesões:

Com o intuito de te ver treinando e correndo pelo maior tempo possível livre de quaisquer dores e lesões, preparamos algumas dicas para vocês:

Escute o seu corpo: Não ignore a dor. Um pouco de desconforto é comum, mas se tu sentir dor de maneira consistente na musculatura ou em articulações e elas não melhorarem com descanso, procure um fisioterapeuta

Crie uma rotina de treinos: Antes de começar a correr, converse com o treinador. Ele é quem vai criar a sua rotina de treino de acordo com a avaliação do seu estado atual e alinhar com os teus objetivos.

Aqueça: Muitas lesões ocorrem pela falta de aquecimento ou inaptidão da musculatura para a atividade de corrida. Antes de correr ative bem a musculatura para o treino proposto, alongue o que for necessário.

Fortalecimento muscular: Adicione um treino para trabalhar força muscular, os músculos serão os teus melhorem amigos nesse novo desafio, treine-os bem e com propósito. Você não pode começar a correr para ficar bem condicionado, você precisa estar bem condicionado para correr.

Tênis: Escolha um tênis que faça você se sentir confortável ao correr.

Cuide-se: Apenas treinar fortalecimento muscular e correr de acordo com a planilha pode não ser suficiente para evitar as lesões. Vista-se de maneira adequada, atente-se para a temperatura, umidade, vento… Escolha locais onde tenha o menor número de irregularidades no chão, prefira correr durante o dia ou em locais bem iluminados e mantenha um bom nível de hidratação!

Está pensando em iniciar na corrida?  O F Run, clube de corrida da Fortius,  pode te ajudar! Contamos com uma equipe capacitada para te auxiliar com segurança no início dessa atividade que tem ganhado o coração de muitos praticantes! 

Entre em contato conosco para agendar uma avaliação!

 

Ref.: Francis P. et al. (2018) The Proportion of Lower Limb Running Injuries by Gender, Anatomical Location and Specific Pathology: A Systematic Review

Aproveite para agendar seu atendimento

Alexandre Ortiz

Alexandre Ortiz

Sócio-diretor do Instituto Fortius. Professor de Educação Física graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EsEF-UFRGS).
×