Artigo

São pequenas fraturas ósseas que causam dor e desconforto. É comum acometer a região da canela e dos pés. Geralmente é causado pelo aumento brusco de treino.

A dor tende a piorar em exercício e melhora com repouso, seguir treinando com dor pode aumentar o estresse na região e piorar os sintomas

Fraturas por estresse são pequenas rachaduras no osso. Geralmente causadas por uso repetitivo – correr, pular – ou por alguma condição que enfraquece o osso, como osteoporose.

As fraturas por estresse são mais comuns em joelho, canela e nos pés.

Inicialmente começa uma dor leve na região machucada, mas que pode se agravar com o tempo. A dor tende a aumentar em atividade e reduzir durante o descanso. Pode haver presença de inchaço na área. 

Os ossos gradativamente melhoram na capacidade de aguentar carga a partir da recuperação pós exercício, ou seja, aumentar de forma abrupta a atividade física e não dar tempo suficiente para o osso se recuperar é um risco para ter uma fratura por estresse.

Além disso, alguns fatores de risco são:

  • Esportes que tenham alto impacto (basquete, vôlei, tênis…)
  • Sexo feminino tem maior probabilidade de ter uma fratura por estresse, por questões hormonais;
  • Pessoas com alterações na mecânica do pé que prejudiquem a absorver impacto;
  • Distúrbios nutricionais relacionados à dieta, como vitamina D e cálcio.

O tratamento para as fraturas por estresse envolve o equilíbrio entre descanso e treino, adaptando os exercícios para não sobrecarregar a área lesionada.

Aproveite para agendar seu atendimento

Alexandre Ortiz

Alexandre Ortiz

Sócio-diretor do Instituto Fortius. Professor de Educação Física graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EsEF-UFRGS).
×