Aproveite para agendar seu atendimento
Biofeedback
Descrição da Técnica
A fisioterapia pélvica aborda inúmeras disfunções e desequilíbrios do assoalho pélvico, e para que tenhamos um tratamento completo e com resposta muscular sensitiva mais rápida utilizamos um aparelho chamado de Biofeedback uroginecológico!
Este aparelho, como o próprio nome diz, busca dar um feedback visual tanto para a paciente quanto para a Fisio, através de estímulo dos músculos do assoalho pélvico na sonda que é introduzida no canal vaginal. É um método de reeducação que utiliza retroalimentação externa como meio de aprendizagem.
Este estímulo ajuda na propriocepção muscular, assim como auxilia na melhora da coordenação motora e reconhecimento do corpo pela paciente, estas informações estão relacionadas principalmente com a capacidade de contração e relaxamento da musculatura da região. Atualmente estudos apontam que a adição do biofeedback ao treinamento do assoalho pélvico para o tratamento da incontinência urinária de urgência, contribui para melhora da função dos Músculos do assoalho pélvico, reduzindo os sintomas urinários e melhora da qualidade de vida. É um tratamento que não gera nenhum tipo de dor ou desconforto, por mais que pareça invasivo.
O biofeedback atua no tratamento da incontinência urinária, prolapsos vaginais, fraqueza muscular, dor pélvica, vaginismo, dispareunia e auxilia gestantes no treinamento dos músculos do assoalho pélvico pré parto, assim como ajuda no pós parto em casos de laceração ou episiotomia, além de ser benéfico outros fatores causadores de disfunções do assoalho pélvico.
Aproveite para agendar seu atendimento
Sobre os instrutores
-
Ana Escher
Fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio - Fortaleza/CE (2012) e especialista em Acupuntura Chinesa pela IBRAMPA - Porto Alegre/RS