Artigo

Case de sucesso na Clínica Fortius com uma cliente Pós-Covid.

Paciente do sexo feminino, 41 anos, procurou a Clínica Fortius com a intenção de solucionar um problema que vinha lhe afetando há alguns meses. Relatou que havia procurado sete médicos e nenhum deles conseguiu detectar como havia perdido força muscular em todo o corpo após ter tido Covid 19. Deixou de fazer atividades físicas e tinha dificuldade de realizar movimentos simples como atender uma ligação no telefone. Na avaliação de força muscular, nenhum teste respondeu positivamente, como se o Sistema Nervoso Central (SNC) tivesse desligado o sinal neural para ativação muscular.  Ainda na avaliação a paciente relatou ser um pouco ansiosa, o que acarretava numa respiração curta e bastante apical (em direção ao pescoço).

O tratamento iniciou com técnicas de respiração do DNS (Dynamic Neuromuscular Stabilization) e em seguida exercícios de ativação dos músculos abdominais e do quadril, relaxamento dos músculos da região próxima ao pescoço e estabilização da coluna.  Após três ou quatro exercícios, relatou estar sentindo uma queimação vindo de dentro do corpo e aparentemente uma “conexão” muscular ou neural. No final do primeiro treino, refizemos os testes neuromusculares e para surpresa dela, os músculos responderam bem, sentindo-se forte novamente.

No segundo encontro, refizemos os testes neuromusculares e todos mantiveram as boas respostas do primeiro dia. Iniciamos com os exercícios de respiração e ativação para consolidar as conexões neurais/musculares. No segundo dia de treinamento já usamos alguns materiais para o treinamento de força como kettlebell, anilha, dumbbell. Aos poucos ela ia dando feedbacks e sentindo que os músculos estavam respondendo super bem. 

No terceiro dia de treino, observando que sentia-se forte com respostas bem positivas aos exercícios, propusemos um desafio no final da aula, ela teria que levantar um peso num movimento chamado deadlift (terra) com 50 kg ou seja 80% do peso corporal dela. Ela aceitou o desafio e executou não uma, mas cinco repetições consecutivas, trabalhando a respiração e as ativações necessárias para execução do movimento, sem sentir cansaço ou perda da força muscular.

O DNS foi fundamental para restaurar e integrar o SNC com os sinais neurais que permitiram a ativação da musculatura da cliente. A Clínica Fortius por ser representante do DNS no Brasil, tem uma aula exclusiva de DNS no seu portfólio e atende a reabilitação de muitas pessoas.

Sempre busque um profissional capacitado para indicar qual o melhor recurso a ser utilizado para cada caso. Lembrando: na dúvida, não arrisque!

Aproveite para agendar seu atendimento

Alexandre Ortiz

Alexandre Ortiz

Sócio-diretor do Instituto Fortius. Professor de Educação Física graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EsEF-UFRGS).
×