Artigo

A tendinite patelar é uma lesão do tendão que começa no joelho (na patela) e vai até a parte superior da canela. O tendão patelar trabalha com os músculos da parte da frente da coxa que são responsáveis por estender o joelho, fazendo você chutar, correr ou saltar.

Ela é mais comum em esportes em que os saltos são frequentes, porém, mesmo quem não pratica esse tipo de esportes, pode desenvolver a tendinite.

A dor costuma ser o primeiro sintoma da tendinite patelar, é uma dor na parte da frente do joelho, inicialmente ao fazer exercícios ou após um treino intenso. Com a piora da condição a dor pode começar a aparecer ao subir\descer escadas, lombas ou levantar de uma cadeira.

A tendinite patelar costuma ser uma lesão que chamamos de “overuse”, causada por estímulos frequentes e repetitivos sobre o tendão patelar. Esse estresse acumulado gera pequenas rupturas no tendão que o corpo tenta reparar. Conforme a pessoa segue se exercitando e não cuida da tendinite o quadro de dor começa a piorar, gerando uma fraqueza do tendão. 

Uma combinação de fatores de risco pode aumentar as chances de fazer uma tendinite patelar, entre elas:

Atividade física SEM descanso: Corridas e saltos são geralmente associados a tendinite patelar. A prática de atividades físicas com esses elementos sem o descanso ou preparação apropriada, aumenta as chances de ter um tendinite patelar.

Rigidez muscular: A rigidez da musculatura da parte da frente e da parte de trás da coxa podem aumentar a sobrecarga no tendão patelar.

Desequilíbrio muscular: Se você tem músculos na coxa muito mais fortes que outros, a musculatura mais forte tende a puxar mais durante os movimentos, isso pode gerar uma alteração que ajuda a promover a tendinite.

Se você não cuidar do quadro da tendinite, pode acabar piorando a situação onde a dor estará presente para manter-se sentado, caminhar ou até mesmo para dormir. O aumento da gravidade da tendinite pode aumentar a chance de haver uma ruptura do tendão, onde o tratamento se torna cirúrgico.

Algumas dicas para tratar a tendinite patelar:

Não se exercite com dor: Evite atividades físicas que provoquem dor na região do joelho. Se a dor estiver presente durante o dia, coloque gelo e tire um tempo para descansar.

Fortaleça seus músculos: O melhor jeito de melhorar a tendinite patelar é fazendo um fortalecimento adequado da musculatura da coxa, converse com o fisioterapeuta sobre qual é a melhor abordagem para fazer isso.

Melhore sua técnica: Dependendo do esporte que você pratica, converse com o técnico para avaliar mais de perto o seu gesto esportivo, seja ele na corrida, no salto ou no levantamento de peso. Melhorar a técnica ajuda o corpo a realizar a tarefa de forma mais harmônica, sem sobrecarregar uma área específica.

Aproveite para agendar seu atendimento

Alexandre Ortiz

Alexandre Ortiz

Sócio-diretor do Instituto Fortius. Professor de Educação Física graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EsEF-UFRGS).
×