Tendinopatia de Aquiles

Alexandre Ortiz “Xandão”

É um processo crônico degenerativo do tendão de Aquiles, que se estende da musculatura da panturrilha até o calcanhar. Geralmente a tendinopatia de aquiles é uma lesão que chamamos de “overuse”, causada por estímulos frequentes e repetitivos sobre o tendão. Esse estresse acumulado gera pequenas rupturas no tendão que o corpo tenta reparar. Conforme a pessoa segue se exercitando e não cuida da tendinite o quadro de dor começa a piorar, gerando uma fraqueza do tendão. 

A dor costuma ser o primeiro sintoma da tendinite de Aquiles, normalmente localizada atrás do calcanhar, principalmente ao acordar. Com a piora da condição a dor pode começar a aparecer em queimação ao longo das atividades do dia a dia, como caminhar ou subir\descer escadas, além de apresentar inchaço e rigidez local.

Uma combinação de fatores de risco pode aumentar as chances de fazer uma tendinite de aquiles, entre elas:

Atividade física SEM descanso: Atividade física frequente e intensa sem o descanso ou preparação apropriada, aumenta as chances de ter uma tendinite de aquiles.

Rigidez muscular: A rigidez da musculatura da panturrilha pode aumentar a sobrecarga no tendão aquileu.

Rigidez articular: A falta de mobilidade do tornozelo está associada à tendinite de aquiles.

Aumento brusco na intensidade ou volume de treino: O aumento de carga, repetições ou dias de treino de maneira brusca pode gerar uma maior tensão no tendão aquileu, favorecendo a tendinite. 

A negligência do quadro pode acarretar no agravo da lesão. O aumento da gravidade da tendinite aumenta a chance de haver uma ruptura do tendão, onde o tratamento se torna cirúrgico, porém, quanto antes você buscar ajuda e começar a reabilitação, mais fácil será de resolver o problema.

O tratamento para a tendinite de aquiles inclui: 

Gelo: A utilização de gelo no local da dor ajuda a diminuir a sensibilidade, além de promover uma melhora do inchaço, se houver.

Descanso parcial: Evite atividades físicas que contribuam para a dor local, como correr, ficar longos períodos em pé, pular…

Prescrição de exercícios: O fisioterapeuta vai ser seu melhor amigo nesse caso, a prescrição correta e individual para cada caso é o que irá delimitar o quão rápido será sua reabilitação.

Aproveite para agendar agora seu atendimento pelo whatsapp.

Aproveite para agendar agora seu atendimento pelo whatsapp.​

Leia mais...

Outlive: A Arte e a Ciência de Viver Mais e Melhor – Parte 2

Thiago Alfama

Leia +

Eletrólise Percutânea Intratisular EPI na reabilitação de lesões musculares

Rafael Carmargo

Leia +

#Fisioterapia

Lipedema, será que eu tenho?

Ana Escher

Leia +

#fisioterapia pélvica

A Importância do Sono para a Saúde da Mulher e o Impacto na Força Muscular

Joze Alves

Leia +