É uma das causas mais famosas de dor no calcanhar, gerada pela inflamação na fáscia plantar do pé. A Fáscia plantar é uma banda de tecido da planta do pé que fica entre o calcanhar e os dedos.
A Fáscia plantar tem como função dar suporte ao arco do pé e absorver o impacto enquanto caminhamos. A tensão e o estresse na fáscia podem gerar pequenas lesões, essas lesões quando alongadas e estressadas podem causar a inflamação do local, gerando todos os sintomas.
Geralmente os sintomas apresentados são dor na região do calcanhar, principalmente pela manhã. Assim que você vai se movimentando, a dor tende a diminuir, porém tende a voltar após longos períodos em pé ou ao levantar-se depois de estar sentado por algum tempo.
Alguns fatores de risco para o desenvolvimento da fascite plantar são:
Idade: Pessoas entre 40 e 60 anos tendem a apresentar esse caso com mais frequência.
Exercícios que colocam muito estresse no calcanhar, como corrida.
Estrutura do pé: Pés chatos, arco elevado ou algum tipo de mecânica diferente para caminhada podem estressar mais a área da fascia.
Ocupações que mantenha você em pé: Professores, operários, qualquer profissão que te mantenha em pé por muito tempo.
Ignorar a fascite plantar pode levar a dor crônica no calcanhar, atrapalhando o ritmo do teu dia-a-dia. Provavelmente a dor irá fazer com que você mude o jeito de andar ou ficar em pé, fazendo com que outras articulações fiquem sobrecarregadas, como tornozelo, joelho, quadril ou até mesmo a lombar.
O tratamento para a fascite plantar inclui:
- Utilização de calçado confortável durante o dia;
- Crioterapia (gelo)
- Descanso parcial;
- Exercícios prescritos pelo fisioterapeuta.