Esta é uma pergunta frequente que nós, fisioterapeutas, recebemos dos pacientes após uma lesão. Quando me machuco, uso gelo ou calor?

Faremos um resumo explicando quais efeitos fisiológicos do gelo (crioterapia) sobre o corpo e os efeitos do calor (termoterapia), além disso, vamos falar sobre indicações e contraindicações.

Frio

A crioterapia tem como objetivo promover o resfriamento de um tecido lesado para diminuir a atividade metabólica (vasoconstrição), reduzindo os danos oxidativos causados pela resposta inflamatória. Além disso, a crioterapia também auxilia no alívio da dor, pois reduz a sensibilidade dos nervos sensoriais “nociceptivos”, facilitando a movimentação no local da lesão. É recomendado utilizar entre 20 a 30 minutos cada aplicação, podendo ser feita diversas vezes ao dia com um intervalo de 2 horas (mais recomendado 2 minutos). Deve-se cuidar a sensibilidade da pele, algumas pessoas toleram a crioterapia com contato direto, outras necessitam ter uma proteção (toalha ou algum outro objeto entre a pele e o gelo).

Indicações:

• Lesões musculoesqueléticas agudas: traumas moderados a graves em tecidos moles como, lesões musculares, entorses ligamentares (tornozelo, joelho, punho), bursite (ombro, quadril, joelho), tendinopatias (OBS: fase inicial), edemas, pós operatório de cirúrgia ortopédica.
  • Pós exercício intenso: a imersão na água gelada após exercício extenuante tem sido muito utilizada há anos por atletas de alta perfomance e recreativos que buscam o “Recovery”, que tem o objetivo de acelerar a recuperação após estresse do corpo, levando a reações inflamatórias e dor muscular tardia. Recomendamos que seja acompanhado por um profissional da saúde capaz de controlar a temperatura, o tempo e o período a ser utilizado, não devendo ser rotina após todos os treinos/competições.

Contraindicações: doença vascular periférica, queimaduras graves e feridas/fraturas abertas.

Calor

A termoterapia (calor), ao contrário do frio, promove uma vasodilatação que é o aumento do fluxo sanguíneo e oxigênio nos capilares a fim de elevar a temperatura do tecido corporal e produzir o relaxamento das fibras musculares Além disso, o calor também ajuda na redução da dor e na rigidez articular, trazendo mais fluidez ao tecido para movimentar. São utilizadas compressas e bolsas quentes no local do problema, mas devemos ter atenção com a temperatura para evitar queimaduras no local, portanto, a sensibilidade da pele também é um fator predominante na aplicação, pois não pode ser desconfortável a aplicação no tecido. Observar se há bolhas ou presença de manchas muito vermelhas no local. Também é recomendada a aplicação entre 20 a 30 minutos, várias vezes ao dia.

Indicações: Contraturas musculares, dores crônicas, tensão muscular, torcicolos e tendinopatia crônica e espasmos musculares.

Contraindicações: lesão musculoesquelética aguda, queimaduras e feridas/fraturas abertas.

Sempre busque um profissional capacitado para indicar qual o melhor recurso a ser usado, a quantidade e o tempo de aplicação no local. Lembrando: na dúvida, não arrisque!

Rafael Camargo

Sou fisioterapeuta formado pela UniRitter desde 2021 e estou finalizando a pós graduação em Fisioterapia Traumato-ortopédica e Esportiva na Universidade Feevale. A paixão pelo esporte e pelo movimento me trouxeram até aqui, além da vontade de ajudar as pessoas a melhorar a qualidade de vida, busco dar o máximo para reabilitar e previnir lesões. Acredito muito que a reabilitação através de exercícios específicos e o trabalho interdisciplinar é a chave para o sucesso de qualquer lesão. Estou na Clínica Fortius para ser o Fisioterapeuta Esportivo, com foco na reabilitação, recovery e performance.