Técnicas

Fisioterapia Vestibular

Category
Fisioterapia
Instructor
Thiago Alfama

Descrição da Técnica

As desordens vestibulares são as principais causas de tonturas. Existem dois tipos delas: a rotatória (vertigem) quando “tudo gira ao redor”, e a não-rotatória, equivalente a instabilidade postural e desequilíbrio do corpo, podendo levar a eventuais quedas.

Antigamente, o tratamento era apenas com remédios ou cirurgia. Atualmente, ele pode ser realizado através de exercícios (cinesioterapia) ou manobras especiais, suaves e indolores. É nesta parte que a fisioterapia atua. O paciente é orientado e encorajado a retomar o controle dos seus movimentos corporais, da cabeça, e sobretudo, da sua independência funcional, pois é muito comum encontrar o quadro de Cinesiofobia, onde ele sente medo ou insegurança ao fazer movimentos com a cabeça, devido aos sintomas desencadeados.

O sistema vestibular nos proporciona o sentido de equilíbrio e a consciência de orientação espacial. A reabilitação vestibular então, procura restabelecer o equilíbrio por meio de estimulação e aceleração dos mecanismos naturais de compensação, induzindo o paciente a realizar o mais perfeitamente possível os movimentos que realizava antes de surgir a tontura.

O tratamento requer movimento para a recuperação das lesões, pois a desordem no sistema vestibular que gera a tontura não irá melhorar sem estimulação. O desafio é determinar a quantidade de esforço que o paciente pode tolerar, criando uma forma efetiva de estimulação vestibular sem causar efeitos prejudiciais. O tratamento envolve trabalhar o sistema visual, proprioceptivo e vestibular.

Image

Aproveite para agendar seu atendimento pelo WhatsApp

  • Thiago Alfama

    Thiago Alfama

    Sócio-diretor da Clínica, fisioterapeuta graduado pela Universidade La Salle de Canoas/RS em 2010. Fisioterapeuta com ênfase na área de ortopedia, possui diversas formações como: Dynamic Neuromuscular Stabilization Clinical (DNS); 3D Maps pelo Gray Institute; Conceito Mulligan; Movimento Combinado; Liberação Miofascial; Quiropraxia, Dry Needling e Acupuntura. Professor e responsável técnico pela Clínica do Instituto Fortius. CREFITO5 152.866F
×