Técnicas

Instrutor(es)
Marília Irala

Descrição da Técnica

As desordens vestibulares são as principais causas de tonturas. Existem dois tipos delas: a rotatória (vertigem) quando “tudo gira ao redor”, e a não-rotatória, equivalente a instabilidade postural e desequilíbrio do corpo, podendo levar a eventuais quedas.

Antigamente, o tratamento era apenas com remédios ou cirurgia. Atualmente, ele pode ser realizado através de exercícios (cinesioterapia) ou manobras especiais, suaves e indolores. É nesta parte que a fisioterapia atua. O paciente é orientado e encorajado a retomar o controle dos seus movimentos corporais, da cabeça, e sobretudo, da sua independência funcional, pois é muito comum encontrar o quadro de Cinesiofobia, onde ele sente medo ou insegurança ao fazer movimentos com a cabeça, devido aos sintomas desencadeados.

O sistema vestibular nos proporciona o sentido de equilíbrio e a consciência de orientação espacial. A reabilitação vestibular então, procura restabelecer o equilíbrio por meio de estimulação e aceleração dos mecanismos naturais de compensação, induzindo o paciente a realizar o mais perfeitamente possível os movimentos que realizava antes de surgir a tontura.

O tratamento requer movimento para a recuperação das lesões, pois a desordem no sistema vestibular que gera a tontura não irá melhorar sem estimulação. O desafio é determinar a quantidade de esforço que o paciente pode tolerar, criando uma forma efetiva de estimulação vestibular sem causar efeitos prejudiciais. O tratamento envolve trabalhar o sistema visual, proprioceptivo e vestibular.

Aproveite para agendar seu atendimento pelo WhatsApp

Marília Irala

Fisioterapeuta graduada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2009/1 Pós-graduada em Ortopedia e Traumatologia pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento em 2011 Pós-graduada em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá em 2014. Resumo: Possui curso de Dry Needling- Agulhamento a seco, Liberação Miofascial, Bandagem Funcional, Fisioterapia na ATM (Articulação Temporomandibular), Fisioterapia Vestibular, Anatomy Trains, DNS Clínico. Professora do Instituto Fortius. Crefito: 130.190-F