Aproveite para agendar seu atendimento
Taping Intra e Pós Operatório
Descrição da Técnica
A formação de edema é um efeito esperado em qualquer pós-operatório, visando principalmente reduzir a formação desse edema utilizamos o taping no intraoperatório, ou pós-operatório imediato. O taping é a aplicação de bandagem elástica na região operada, com o intuito de gerar compressão aos tecidos. Além de reduzir o edema, o taping previne a formação de seroma, reduz equimoses e hematomas, otimiza os efeitos da cinta e gera conforto e segurança ao paciente.
Taping Intraoperatório
Aplicação de taping compressivo no pós-operatório imediato, com o objetivo de reduzir o espaço subcutâneo gerado pelo trauma cirúrgico e com isso prevenir a formação de edema, seroma, hematomas, gerar conforto e segurança ao paciente aliado à utilização da malha.
O atendimento é realizado imediatamente após a finalização da cirurgia e deve ser autorizado pelo médico cirurgião.
O paciente permanece de 5 a 7 dias com o taping, realizando a retirada do mesmo com a fisioterapeuta durante o primeiro atendimento pós-operatório.
Após aplicação no intraoperatório, o taping ainda poderá ser utilizado em mais alguns atendimentos pós-operatórios.
Taping Pós-operatório
Ao optar pela aplicação do taping intraoperatório, o primeiro atendimento fisioterapêutico se dará 5 a 7 dias após. Caso não realize o taping intraoperatório, o primeiro atendimento fisioterapêutico poderá ser realizado em torno de 48h após a cirurgia.
O acompanhamento fisioterapêutico pós-operatório consiste em torno de 8 a 10 sessões. Nestas, realizamos terapia manual com o objetivo de mobilização dos tecidos, prevenindo aderências e permanência de fibroses, drenagem linfática para redução do edema, cinesioterapia com a indicação e reeducação dos movimentos e aplicação de taping quando necessário.
O intervalo entre as sessões varia de acordo com a recuperação de cada paciente, assim como os procedimentos cirúrgicos aos quais foi submetido.
Aproveite para agendar seu atendimento
Sobre os instrutores
-
Ana Escher
Fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio - Fortaleza/CE (2012) e especialista em Acupuntura Chinesa pela IBRAMPA - Porto Alegre/RS