Artigo
O que a corrida causa no nosso sistema cardiovascular

Os benefícios da corrida vão muito além do bem-estar e da estética, sendo o sistema cardiovascular o principal alvo de seus aprimoramentos. Este sistema compreende o coração, artérias, veias e capilares e o sangue.

O coração é o responsável por bombear o sangue, fazendo-o circular pelos pulmões e pelo corpo, onde ele tem diferentes funções, como transportar nutrientes e oxigênio e remover metabólitos (restos dos processos metabólicos das células) e CO2, levando-os para serem eliminados em seus devidos locais. O sangue circula pelos vasos sanguíneos, as artérias e veias, que levam o sangue do coração para os tecidos e dos tecidos para o coração. A captação e liberação dos gases, nutrientes e metabólitos ocorre nos capilares, que são vasos sanguíneos (como o próprio nome sugere) mais finos que fios de cabelo e com paredes altamente permeáveis. Olhando para este cenário fica claro como um sistema cardiovascular saudável e eficiente é importante para manter todos os outros sistemas funcionando.

Vamos nos ater aos efeitos da corrida (e, também, outros exercícios aeróbios) no sistema cardiovascular. Durante o treino, ocorre um aumento na demanda por nutrientes e acúmulo de metabólitos, induzindo o coração a bater mais rápido e forte para fazer o sangue circular mais e com maior pressão. Ao mesmo tempo, artérias se dilatam (aumentam seu diâmetro, ou luz arterial) fazendo com que o sangue flua com mais facilidade e chegue a mais regiões dos tecidos. Ao mesmo tempo, contrações musculares ritmadas comprimem e afrouxam veias, ajudando-as a conduzir o sangue de volta ao coração (por isto que as panturrilhas são consideradas corações auxiliares). Ao término do exercício, os batimentos cardíacos e o diâmetro das artérias voltam rapidamente QUASE ao normal de repouso. Quase, porque o corpo ainda precisa recuperar-se do esforço, então, embora muito menores que durante o treino, as demandas dos tecidos continuam elevadas. O coração retorna ao seu ritmo cardíaco de repouso em alguns minutos, dependendo de quão intenso foi o exercício, mas algum grau de dilatação das artérias pode perdurar por até 48h, ajudando no controle da pressão arterial.

A longo prazo, temos adaptações estruturais em todos os componentes do sistema cardiovascular. O coração, resumidamente, é composto por quatro câmaras ligadas em pares, os átrios e os ventrículos. Os átrios recebem o sangue que vêm do corpo ou dos pulmões e, ao se encher, o bombeiam para seus respectivos ventrículos, que, por sua vez, o fazem para os pulmões ou o resto do corpo. O treinamento regular aumenta a capacidade do coração bombear o sangue melhorando sua eficiência, pois a cada batimento um volume maior é ejetado, fazendo com que, para um mesmo esforço ele precise bater menos vezes e seja capaz de sustentar esforços maiores. O sangue também se torna mais eficiente, aumentando a quantidade de oxigênio e CO2 carregados por ml. A parte vascular do sistema se beneficia de uma maior resistência (o que é diferente de rigidez) desenvolvida pelos vasos sanguíneos, assim como de sua maior capacidade de se adaptar ao trabalho imposto pelo coração, além de acumular menos placas de ateroma (a famosa gordura que causa obstruções). Completando o pacote, novos capilares são criados nos tecidos treinados, fazendo com que o sangue atinja com facilidade mais células deste (aumento da perfusão sanguínea).

Embora seja fácil perceber como estas adaptações ajudam na performance e na prevenção de doenças cardiovasculares (diversas cardiopatias e hipertensão arterial, por exemplo), é importante ressaltar sua influência em todas os aspectos da vida do indivíduo. Um sistema cardiovascular eficiente torna todas as atividades quotidianas, laborais ou de lazer, mais fáceis. Adicionalmente, o corpo desenvolve um tipo de reserva para eventuais doenças, atenuando seus efeitos deletérios e acelerando sua recuperação.

Correr ou caminhar sob supervisão profissional, além de muito mais seguro também potencializa os benefícios, pois será desenvolvido um programa de treinamento pensado para o seu corpo.

O F Run, clube de corrida da Fortius, tem uma equipe multidisciplinar para fazer com que você corra, corra melhor e corra por mais tempo.

Aproveite para agendar seu atendimento

João Monassa

João Monassa

Profissional de Educação Física formado pela ULBRA Canoas em 2009 e especialista em Fisiologia do Exercício (Universidade Gama Filho, 2013). Sou personal trainer, atendendo um público bastante diverso. Também desenvolvi trabalhos em academias de musculação, saúde do trabalho e esporte de rendimento. Atuo na Clínica Fortius como treinador do F Run, o clube de corrida da Fortius, e preparador físico.
×