Artigo

Levando em consideração que a prática de alguma atividade física certamente está na maioria das listas de metas para 2023, vamos te ajudar a escolher o tipo de tênis mais adequado (sem mencionar marca). Isto porque, um dos itens indispensáveis para o exercício físico é a escolha de um bom calçado.

Muito se ouve dizer: “é só colocar um tênis e ir correr”. Sim, é verdade que a corrida é um esporte simples, porém também é verdade que escolher um bom calçado é essencial. Usar um tênis inapropriado pode causar traumas nos pés, nas unhas, nas articulações, bolhas, entre outros problemas. Então, gostaríamos de chamar atenção para o fato de que, seja na corrida de rua ou na esteira, o tênis pode influenciar diretamente no resultado.

Dito isto, a Fortius Run pode te ajudar nessa decisão escolha!

Primeiro, vamos deixar claro que o corpo que é o protagonista na corrida. Não adianta “gastar uma banana” em um tênis se o corpo está fraco, pois ele não vai fazer força por você. Então, se você esta começando, não adianta querer comprar um tênis de R$1000, com placa de carbono ou qualquer coisa parecida. Esses tênis são feitos para atletas competidores.

 

Muito além de estilo e a possibilidade de evitar lesões, o tênis desenvolvido para correr tem outras duas funções: absorver o impacto e dar estabilidade para proteger o seu corpo do esforço exigido na corrida e no caso de atletas melhorar o desempenho. Diferentemente dos modelos de calçados feitos para o dia a dia, que têm foco na aparência, os tênis de corrida são feitos para dispersar, da melhor maneira possível, o impacto que o corpo sofre ao correr (que pode chegar a 4x o peso corporal sobre as articulações). Então, a escolha de um calçado com um pouco mais de amortecimento pode ajudar, principalmente você que está acima do peso ou já sobre de algumas dores.

Você que já corre e quer trocar de tênis, tente escolher um modelo que seja estável, confortável e o mais leve possível, quando mais leve melhor. De preferencia para modelos que sejá “respiráveis”, que não esquentem os pés. E não compre um tênis muito justo para correr, em algumas vezes sugerimos até um numero maior.

Então não só procure dicas de quem já corre, mas experimente os modelos. Caminhe com o calçado e até de pequenos trotes dentro da loja.

Assim, muitos fatores, além da estética, devem ser considerados na hora de escolher um tênis, já que existe um tênis ideal para cada pessoa: é extremamente importante identificar o tipo de pisada que você tem, podendo ser neutra, supinada ou pronada.

Destaca-se que cerca de 45% da população mundial apresenta pisada neutra, 50% tem pisada pronada e os outros 5%, pisada supinada. Em muitos casos, um tênis focado em corrida neutra também serve para aqueles que possuem pisada supinada ou pronada, porque também existem pessoas com pés de pisadas contrárias. Agora podem ter surgido várias dúvidas e entre elas: mas se eu não sei qual o meu tipo de pisada, o que faço? Existem profissionais especializados para identificar o tipo de pisada e indicar o calçado adequado. Logo, para você que deseja correr ou praticar outros esportes de forma saudável, o primeiro passo é agendar uma consulta na Clínica Fortius.

Você sabia que geralmente o tênis precisa “descansar” para recuperar sua capacidade de amortecimento? o EVA ou qualquer outro tipo de borracha dos tênis precisa de mais ou menos 48horas para recuperar a capacidade de amortecimento, claro que esse tempo pode ser mais longo, dependendo do peso do seu peso ou do tempo e volume do seu treino. Então ou você e seu tênis descansam ou vai ter que ter 2 pares de tênis. 

Outro ponto muito importante sobre os tênis é saber quando parar de usá-los. Muitas pessoas postergam o seu uso e continuam a correr com calçados gastos, que podem ser observados por meio de dois sinais visíveis: o desgaste da sola e a deformidade do material; e um sinal invisível: a perda da capacidade de amortecimento (empresas de materiais esportivos recomendam que um tênis seja trocado entre 560 a 880km de uso).

 

Verificamos, então, que cada pé pede um tênis diferente.

Se você não sabe o tipo de pisada que possui, mas:

1 – apresenta dores em uma ou mais articulações;

2 – seus calçados apresentam desgastes precoces em relação ao uso;

3 – quer ir mais longe e melhorar sua performance;

 

Agente uma avaliação conosco!

O F Run, clube de corrida da Fortius, tem uma equipe multidisciplinar para fazer com que você corra, corra melhor e corra por mais tempo.

 

Correr é uma habilidade. E habilidades podem ser treinadas. Venha para o clube de corrida Fortius Run você também!

Aproveite para agendar seu atendimento

Lucas Carrão Bertoldo

Lucas Carrão Bertoldo

Fisioterapeuta da Clínica, graduado pelo Centro Universitário Metodista IPA/RS em 2008. Especialista em Acupuntura com curso avançado de extensão em Pequim. Possui diversas formações como: Podoposturologia; RPG; Pilates; Liberação Miofascial; Quiropraxia e Terapia Manual.
×