Artigo

Você sabia que um dos tratamento para fascite plantar é o uso de palmilhas ortopédicas funcionais?

Primeiro vamos definir o que é fascite plantar. A fascite plantar é o nome dado à inflamação da fáscia plantar gerando desconforto na região da plnata do pé e/ou no calcanhar. Ela acomete uma em cada dez pessoas ao longo da vida, entretanto os atletas são os que mais sofrem: até 22% podem apresentar sintomas relacionados à patologia.

Os sinais clínicos decorrentes desta doença são:

  • Ganho do peso;
  • Posicionamentos alterados nos pés, com uma pisada errada (arcos dos pés);
  • Joelhos em varo;
  • Tálus anterior que gera esforço excessivo da sola do pé promovendo aumento da tensão da fáscia plantar/flexores;
  • Encurtamento do tendão de Aquiles e da cadeia posterior durante a fase dinâmica (caminhada/corrida) são causas importantes, além de calçados inadequados e sobrecarga.

Os sintomas decorrentes da fascite plantar são:

  • Dor localizada na região do calcâneo ou ao longo de toda a fáscia plantar até sua inserção, principalmente aos primeiros passos do dia e após longos períodos sem apoiar os pés no chão, inclusive com dor à palpação;
  • Nos casos em que há encarceramento do primeiro ramo do nervo plantar lateral – nervo para o músculo abdutor do quinto dedo – a dor pode se irradiar também proximal e distalmente ao longo do pé seguindo o trajeto do nervo;
  • Desconforto em caminhadas prolongadas e longos períodos em pé;
  • Edema leve e eritema eventualmente estão presentes;
  • Diminuição na amplitude de movimento em dorsiflexão;
  • Hipotrofia do coxim adiposo do pé;
  • Em corredores é comum a queixa de dor no início da corrida que vai progressivamente diminuindo durante e apresenta piora após a corrida;
  • Nos casos avançados e/ou crônicos pode chegar a diminuir o desempenho esportivo e gerar uma limitação nas atividades de vida diária.

O tratamento geralmente é conservador e inclui uso de anti-inflamatórios e fisioterapia, além do uso de palmilhas ortopédicas funcionais. Há evidências científicas que as palmilhas diminuem o pico de pressão plantar no calcanhar, além de reduzir a tensão da fáscia plantar.
Uma revisão sistemática publicada em 2018 no British Jornal of Sports Medicine demonstrou que as palmilhas são capazes de promover diminuição da dor, principalmente em médio prazo.
Desta maneira podemos concluir que o uso de palmilhas no tratamento da fascite plantar traz benefícios na redução da dor e no aumento da função pois oferece suporte ao arco plantar, o que ajuda a retirar a sobrecarga sobre a fáscia. Além disso, a palmilha sob medida promove o alongamento da fáscia, o que é essencial para uma melhora significativa dos sintomas.

O uso de palmilhas personalizadas – prescritas após avaliação mostra-se superior ao uso de palmilhas compradas prontas, possivelmente porque leva em consideração não a patologia em si, mas todas as repercussões no posicionamento do pé e corporal que a fascite pode ocasionar.

As palmilhas para os pés são frequentemente utilizadas como um dos componentes do tratamento conservador tendo o objetivo de corrigir as alterações biomecânicas que causam estresse excessivo à fáscia.

São confeccionadas sob medida, apresentando um desenho capaz de acomodar e dar suporte ao arco longitudinal medial, além de acomodar a região do calcanhar para reduzir a pressão do apoio. São confeccionadas com material macio e promovem alívio da dor gradativamente conforme seu uso.

O conceito de Podoposturologia apresenta diversas vantagens quando comparadas com as palmilhas ortopédicas e/ou as encontradas nas farmácias e lojas de prática esportiva:

👉🏻 É realizada uma avaliação clínico postural e global da pessoa, levando em conta a sua postura, atividade profissional, história clínica/médica, etc;

👉🏻 É feito um exame de baropodometria;

👉🏻 É feito um acompanhamento contínuo (reavaliações) para saber se a palmilha está bem adaptada às necessidades da pessoa;

👉🏻 Tem uma boa durabilidade conforme uso (1-2 anos);

👉🏻 Alta polivalência consoante com o objetivo de melhora da postura, conforto ou otimizar sua performance);

👉🏻 Possibilidade de utilizar em qualquer calçado, e até adaptar em chinelos;

Palmilhas Posturais são indicadas para:

👣 Pés planos (pé chato) e cavos;
👣 Esporão calcâneo;
👣 Fascite plantar;
👣 Metatarsalgias;
👣 Neuroma de Morton;
👣 Dores lombares devido a alterações mecânicas originadas no pé;
👣 Dores nas articulações de quadril, joelho e tornozelo;
👣 Dismetria (Diferenças de comprimento dos membros inferiores);
👣 Pés diabéticos;
👣 Melhora do conforto durante caminhada ou prática esportiva.

Então não fique sofrendo com essas dores nos pés venha fazer sua avaliação e adquirir sua palmilha postural para ter uma vida sem dor!

Aproveite para agendar seu atendimento

Lucas Carrão Bertoldo

Lucas Carrão Bertoldo

Fisioterapeuta da Clínica, graduado pelo Centro Universitário Metodista IPA/RS em 2008. Especialista em Acupuntura com curso avançado de extensão em Pequim. Possui diversas formações como: Podoposturologia; RPG; Pilates; Liberação Miofascial; Quiropraxia e Terapia Manual.
×