Técnicas

Aproveite para agendar seu atendimento

Estabilização Neuromuscular Dinâmica – DNS

Categoria
Fisioterapia
Fisioterapeuta
Thiago Alfama +1

Descrição da Técnica

O método Estabilização Neuromuscular Dinâmica, ou “DNS” como é mais frequentemente conhecido, foi desenvolvido pelo professor Pavel Kolär, um fisioterapeuta neuropediátrico da República Tcheca.

O que é o DNS?

O princípio mestre que guia essa abordagem é a Cinesiologia Desenvolvimental, os aspectos neurofisiológicos do amadurecimento do sistema postural e locomotor. A abordagem do DNS usa esses aspectos ao comparar os padrões de estabilização de um adulto com os de uma criança saudável, usando essas comparações na avaliação e tratamento.

 A Cinesiologia Desenvolvimental é a sequência de desenvolvimento motor pela qual todos nós passamos, ou deveríamos passar, nos primeiros e fundamentais meses de vida. Elaborando um pouco mais, se parte do princípio que, de modo ideal, deveríamos passar por uma sequência de fases (posturas espontâneas) consideradas, cada uma delas, marcos do nosso processo de amadurecimento motor.

Na metodologia do DNS, se usam estas posições/posturas para avaliar, tratar e propor exercícios que auxiliem os alunos e pacientes a corrigir disfunções que podem estar relacionados às dores e dificuldades que enfrentam.

O DNS tenta restabelecer a estabilização corporal através da função locomotora simulando os movimentos primitivos controlados pelo nosso cérebro, estabelecidos nos anos iniciais da vida. O intuito é que o cérebro recupere o controle da estabilidade dos movimentos a partir da reprodução e repetição dos movimentos primitivos, até que os padrões ideais de movimento se tornem normais e inconscientes.

A Estabilização Neuromuscular Dinâmica apresenta um conjunto crítico de testes funcionais que avalia a estabilidade funcional dos estabilizadores profundos da coluna e articulações, ajudando a achar a “ligação-chave” da disfunção”.

Para quem o DNS é indicado?

Vários tipos de pessoas podem se beneficiar do método, idosos que queiram recuperar a estabilidade do seu corpo, atletas profissionais ou amadores que querem melhorar o desempenho, pacientes que sofrem de dores crônicas, desgastes articulares, protusões de disco intervertebral e uma variedade de disfunções vinculadas à falta de estabilização funcional.

Aproveite para agendar seu atendimento

Sobre os instrutores

  • Thiago Alfama

    Thiago Alfama

    Sou Fisioterapeuta graduado pela pela Universidade La Salle de Canoas/RS desde 2010. Apaixonado pela área que estuda e atua na reabilitação do movimento humano e pelo conhecimento que isso me proporcionou para poder ajudar pessoas a maximizar e explorar seu potencial físico. Atuo como professor pelo Instituto Fortius e também como professor convidado em diversas Instituições pelo Brasil. Em 2019, junto com meus amigos e sócios Leonardo Bazzano e Alexandre Ortiz, fundamos a Clínica Fortius. Um local que idealizamos para ser um centro de excelência em reabilitação e desenvolvimento com uma abordagem INTERDISCIPLINAR para habilitarmos nossos clientes a terem uma vida mais saudável e com qualidade.
  • Alexandre Ortiz

    Alexandre Ortiz

    Sócio-diretor do Instituto Fortius. Professor de Educação Física graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EsEF-UFRGS).
×