Acupuntura no Esporte – Recuperação de lesões e melhora da performance
Você sabia que a acupuntura pode ajudar na recuperação muscular?
A acupuntura pode ser utilizada para a recuperação muscular, prevenir e tratar lesões e alívio da dor em atletas. Ela pode ser bem auxiliada através de um aparelho que tem características elétricas semelhantes ao TENS, técnica conhecida como eletroacupuntura e produz correntes elétricas que são acopladas na agulha de acupuntura e vai funcionar tanto com ação local estimulando a regeneração celular como também em nível central, pois também vão impulsionar o cérebro a produzir neurotransmissores que atuam no papel de resposta à inflamação e à dor, destacando-se entre eles, a dinofirnas e encefalinas.
O tratamento com acupuntura é uma técnica que visa estimular a melhora da lesão de duas formas, uma localmente, ou seja, colocando as agulhas na lesão, provocando uma modificação das células afetadas e uma aceleração na regeneração desses tecidos. A outra é o estímulo na pele que vai chegar até o cérebro que produzirá substâncias que inibem a dor e melhoram a inflamação. A depender do grau de lesão, o paciente/atleta poderá ou não afastar-se das suas atividades.
Sabia que a acupuntura ajuda até na parte psicológica?
Medo, ansiedade, preocupação com a performance. Tudo isso provoca a liberação de neurotransmissores como epinefrina, norepinefrina, dopamina e corticoesteróides (substâncias liberadas durante situações de estresse e que, em grandes concentrações, podem provocar danos ao organismo). Geralmente, a medicina ocidental trata estas situações com a prescrição de tranquilizantes (benzodiazepínicos), que possuem efeitos colaterais. A acupuntura pode ser usada em tratamentos de redução de ansiedade de forma mais segura sem efeitos colaterais.
Os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios da técnica podem ser sentidos rapidamente no caso de inflamações nas articulações, tendões e músculos. Em médio e longo prazo, a acupuntura também melhora a capacidade do organismo restabelecer suas funções e reconstruir tecidos. Em algumas situações pode ser usada como terapêutica única, em outras pode aparecer associada à fisioterapia, cirurgias e medicações.
Tipos de acupuntura
As técnicas variam desde o agulhamento seco, somente com agulhas de acupuntura, à utilização de eletroterapia como já citado, a moxa que é um bastão de artemísia (planta), aquecido e tem um grande efeito anti-inflamatório, acupuntura sistêmica visando o equilíbrio energético nos pontos tradicionais de acupuntura bem como do método de equilíbrio para alívio imediato da dor.
A Acupuntura esportiva, além de melhorar a performance esportiva, é imunomoduladora, auxilia a recuperação muscular, alivia a fadiga, aumenta a energia e atua de forma eficiente no tratamento de lesões e dores. Os analgésicos e anti-inflamatórios utilizados indiscriminadamente podem mascarar a gravidade da lesão e levar à falsa sensação de cura. Já a Acupuntura não só produz o alívio da dor, mas também estimula o corpo a reagir à inflamação. Ela melhora a circulação do sangue no local, ajuda a recuperar a mobilidade e a tratar as regiões que são secundariamente comprometidas na lesão.
O uso da Acupuntura no tratamento de lesões esportivas não é novo, porém somente agora tem sido descoberta sua efetividade clínica e seu potencial, devido aos bons resultados na reabilitação de atletas.
Um estudo realizado em 2002 na Faculdade de Medicina Chinesa de Seul, e publicado pela Neuroscience Letters, investigou o efeito da Acupuntura na resistência em ratos corredores em esteira. Concluiu-se que o tempo para levar a exaustão aumentou significantemente depois da aplicação da acupuntura.
Através da Acupuntura podemos nos beneficiar de “ajustes” necessários, físicos e emocionais para o aumento do nosso desempenho durante as atividades esportivas.
Alguns Benefícios da Acupuntura para o Atleta :
– Reduz o edema (inchaço);
– Relaxa os músculos e alivia os espasmos; – Diminui hematomas;
– Diminui a resposta à dor;
– Aumentar o desempenho do atleta;
– Melhorar o tônus e a elasticidade muscular;
– Atuar no atleta antes, durante e após competições;
– Acelerar a recuperação pós treinamento
– Tem efeito analgésico e anti-inflamatório;
– Melhora a circulação sanguínea local, aumenta o fornecimento de nutrientes e remove o lixo metabólico nocivos facilitando a cicatrização.