Técnicas

Liberação Miofascial

Instructor
Lucas Job +1

Descrição da Técnica

Técnica que atua no tecido muscular (mio) e na fáscia, tecido conjuntivo (fascial). A palavra liberação ainda é muito discutida, mas o objetivo é promover o relaxamento e alinhamento das fibras, com consequente melhora do alongamento e flexibilidade da musculatura.

A Liberação Miofascial (LMF) pode ser realizada através da mão, de instrumentos, agulhamento, respiração…. e é realizada nas bandas tensas, e possíveis pontos gatilhos (nódulos sensíveis à papação) que se formam devido a más posturas, gestos esportivos mal realizados, esforço repetitivo ou mesmo uma tensão emocional. Os pontos gatilhos podem desencadear dor local e referida, que são dores em locais diferentes do nódulo sensível.

A utilização da técnica resulta na diminuição da dor e na melhora da amplitude de movimento, caso exista limitação. Consequentemente, uma melhora na força muscular, diminuição da fadiga, melhora da propriocepção e da coordenação do movimento, resultando em um melhor desempenho do treinamento físico e em um bem estar geral.

No vídeo abaixo você pode acompanhar o fisioterapeuta Thiago Alfama ensinando a técnica de Liberação Miofascial para outros fisioterapeutas em um curso do Instituto Fortius.

View this post on Instagram

Curso de Anatomia Palpatória e Liberação Miofascial

A post shared by Instituto Fortius (@institutofortius) on

 

Image

Aproveite para agendar seu atendimento pelo WhatsApp

Sobre os instrutores

  • Lucas Job

    Lucas Job

    Fisioterapeuta graduado pelo Centro Universitário Metodista IPA, 2010/1, Terapeuta Manual Certificado pelo Manual Concepts Institute da Austrália 2010, Formações complementares em Maitland, Mulligan, Mobilização Neural, McConnel, Kinesio Taping, Movimento Combinado, Spinal Stabilization and Knee and Shouder Reabilit, Kabat Valejo, Liberação Miofascial Instrumental, Dry Needling- Agulhamento a seco, Quiropraxia Clínica, Formação Pilates Aparelhos, Solo e Bola. Crefito: 158.083/F
  • Thiago Alfama

    Thiago Alfama

    Sócio-diretor da Clínica, fisioterapeuta graduado pela Universidade La Salle de Canoas/RS em 2010. Fisioterapeuta com ênfase na área de ortopedia, possui diversas formações como: Dynamic Neuromuscular Stabilization Clinical (DNS); 3D Maps pelo Gray Institute; Conceito Mulligan; Movimento Combinado; Liberação Miofascial; Quiropraxia, Dry Needling e Acupuntura. Professor e responsável técnico pela Clínica do Instituto Fortius. CREFITO5 152.866F
×