Técnicas

Aproveite para agendar seu atendimento

Liberação Miofascial

Fisioterapeuta
Débora Veber Ribeiro +2

Descrição da Técnica

Técnica que atua no tecido muscular (mio) e na fáscia, tecido conjuntivo (fascial). A palavra liberação ainda é muito discutida, mas o objetivo é promover o relaxamento e alinhamento das fibras, com consequente melhora do alongamento e flexibilidade da musculatura.

A Liberação Miofascial (LMF) pode ser realizada através da mão, de instrumentos, agulhamento, respiração…. e é realizada nas bandas tensas, e possíveis pontos gatilhos (nódulos sensíveis à papação) que se formam devido a más posturas, gestos esportivos mal realizados, esforço repetitivo ou mesmo uma tensão emocional. Os pontos gatilhos podem desencadear dor local e referida, que são dores em locais diferentes do nódulo sensível.

A utilização da técnica resulta na diminuição da dor e na melhora da amplitude de movimento, caso exista limitação. Consequentemente, uma melhora na força muscular, diminuição da fadiga, melhora da propriocepção e da coordenação do movimento, resultando em um melhor desempenho do treinamento físico e em um bem estar geral.

No vídeo abaixo você pode acompanhar o fisioterapeuta Thiago Alfama ensinando a técnica de Liberação Miofascial para outros fisioterapeutas em um curso do Instituto Fortius.

View this post on Instagram

Curso de Anatomia Palpatória e Liberação Miofascial

A post shared by Instituto Fortius (@institutofortius) on

 

Aproveite para agendar seu atendimento

Sobre os instrutores

  • Débora Veber Ribeiro

    Débora Veber Ribeiro

    Fisioterapeuta formada pelo Unilasalle. Realizou especialização em Gestão em Saúde e Fisioterapia Dermatofuncional. Atualmente, atua nas áreas de pós-operatório e tratamento de cicatrizes.
  • Thiago Alfama

    Thiago Alfama

    Sou Fisioterapeuta graduado pela pela Universidade La Salle de Canoas/RS desde 2010. Apaixonado pela área que estuda e atua na reabilitação do movimento humano e pelo conhecimento que isso me proporcionou para poder ajudar pessoas a maximizar e explorar seu potencial físico. Atuo como professor pelo Instituto Fortius e também como professor convidado em diversas Instituições pelo Brasil. Em 2019, junto com meus amigos e sócios Leonardo Bazzano e Alexandre Ortiz, fundamos a Clínica Fortius. Um local que idealizamos para ser um centro de excelência em reabilitação e desenvolvimento com uma abordagem INTERDISCIPLINAR para habilitarmos nossos clientes a terem uma vida mais saudável e com qualidade.
  • Vanessa Lopes

    Vanessa Lopes

    Fisioterapeuta formada pelo Centro Universitário Metodista do IPA; Pós-graduanda em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid (EOM); Integrante voluntária do grupo de estudos em Fisioterapia Traumato-Ortopédica da UFCSPA; Fisioterapeuta do San Diego Rugby Club, Cross Fit Tribull; Atleta profissional de levantamento de peso Olímpico assim como em diversos eventos esportivos.
×