Artigo
prevenir lesões na corrida

A corrida é um dos esportes que mais cresce, por ser de fácil acesso, afinal é só colocar um tênis, uma bermuda e uma camiseta e sair para correr, não é verdade?

Você sabia que cerca de 2/3 dos corredores se lesionam a cada ano ? Esse número é inaceitável em qualquer outra modalidade. 

As lesões osteomusculares mais comuns na corrida ocorrem nos membros inferiores. Uma recente meta-análise revelou que a incidência de lesões em praticantes de corrida varia de 19,4% a 79,3% sendo a articulação do joelho a mais acometida(1).

Em um outro artigo(2) os autores analisaram corredores de rua e tentaram fazer uma relação em fatores de risco para o desenvolvimento de uma lesão e a única relação que acharam foi que ter tido uma lesão prévia aumenta o risco de ter outra. Ou seja, se você já se machucou ou fez alguma cirurgia, principalmente de membros inferiores, abra o olho e procure um fisioterapeuta para avaliar o equilíbrio muscular e articular do seu corpo.

Grande parte dessas lesões ocorrem porque a maioria das pessoas acham que a corrida é um treinamento físico e não um esporte. E não se preocupam em buscar uma orientação de um profissional capacitado e preparar-se adequadamente para aguentar as demandas que o esporte exige. Sem contar o pessoal que exagera na dose.

Algumas pessoas parece que nasceram para correr, colocam um tênis e, em menos de 1 ano, já estão correndo uma maratona, mas infelizmente a maioria das pessoas precisa de muito esforço e dedicação para desenvolver essa HABILIDADE.

Isso mesmo, correr é uma habilidade, portanto pode ser treinada. 

Felizmente, qualquer pessoa pode correr desde que tenha orientação de um profissional, força de vontade e dedicação. Aprender a correr é um processo gradual. Até seu corpo gerar as adaptações necessárias leva um tempo para que padrões motores novos se estabeleçam

Então se você que está pensando em começar a praticar esse esporte ou já correr por conta, primeiro sugiro buscar um grupo, assessoria ou clube de corrida, (aliás nós da Clínica Fortius temos um, o F Run) pois você terá o suporte de profissionais capacitados para avaliar suas capacidades físicas, sua mecânica de corrida e elaborar um plano específico para você, começar com segurança ou melhorar sua performance de forma progressiva, além de ter a orientação do treino de força, para fortalecer os músculos específicos que vai precisar para correr.  

Só isso, já vai diminuir muito a prevalência das lesões mais comuns acontecerem.

Claro que não podemos esquecer do básico: hidratação, exercícios de aquecimento e mobilidade articular e muscular, alimentação adequada (o que comer antes e depois) principalmente em treinos mais longos ou exaustivos e dormir bem. E respeite o seu corpo, as vezes ele está cansado e simplesmente precisa descansar.

E se você já corre, mas vem sentindo dores crônicas e tendo lesões recorrentes, é melhor repensar sua periodização e treinamento. Sugiro buscar uma equipe de Fisioterapeutas que atuam com corrida, pois essas lesões podem evoluir e impedir que você continue correndo.

Como falamos, a corrida é um dos esportes que mais lesionam, por isso identificar possíveis causas e estressores podem te ajudar nesse processo de recuperação. Tirando a falta de orientação e plano de treinamento adequado e individualizado, outros motivos de lesões e dores, podem ser decorrentes de tensões musculares (isso é o mais comum) do nosso próprio dia ou da sequência de treinos, sobrecargas biomecânicas decorrentes de alterações estruturais do seu corpo, como por exemplo alterações de pisada, escolioses e desequilíbrios musculares, a escolha do tênis apropriado, sobrecarga de treino (não respeitar o período de descanso entre os treinos) ou outro fator muito comum é que a forma como você corre pode estar errada. Por isso, uma avaliação com profissionais capacitados para identificar as possíveis causas é fundamental. 

 

Venha fazer uma avaliação e se preparar conosco. O F Run, clube de corrida da Fortius, tem uma equipe multidisciplinar para fazer com que você corra, corra melhor e corra por mais tempo.

 

Bibliografia

1- Van Gent RN, Siem D, Van Middelkoop M, et al. Incidence and determinants of lower extremity running injuries in long distance runners: a systematic review. Br J Sports Med 2007;41:469-80.

2 – Dallinga J et al. Injury incidence and risk factors: a cohort study of 706 8-km or 16-km recreational runners. BMJ Open Sport & Exercise Medicine 2019; 5:e000489.

Aproveite para agendar seu atendimento

Thiago Alfama

Thiago Alfama

Sou Fisioterapeuta graduado pela pela Universidade La Salle de Canoas/RS desde 2010. Apaixonado pela área que estuda e atua na reabilitação do movimento humano e pelo conhecimento que isso me proporcionou para poder ajudar pessoas a maximizar e explorar seu potencial físico. Atuo como professor pelo Instituto Fortius e também como professor convidado em diversas Instituições pelo Brasil. Em 2019, junto com meus amigos e sócios Leonardo Bazzano e Alexandre Ortiz, fundamos a Clínica Fortius. Um local que idealizamos para ser um centro de excelência em reabilitação e desenvolvimento com uma abordagem INTERDISCIPLINAR para habilitarmos nossos clientes a terem uma vida mais saudável e com qualidade.
×