Artigo

A corrida é um dos esportes mais praticados e é um excelente exercício e uma das modalidades esportivas mais acessíveis pela população, afinal, é só colocar um tênis e sair para correr, não é?

Assim como aumenta o número de praticantes dessa modalidade, consecutivamente o número de lesões decorrentes dessa prática esportiva também aumenta.

Isso ocorre porque a maioria das pessoas acham que a corrida é um treinamento físico e não um esporte. Não se preocupam em preparar-se adequadamente para aguentar a demanda que o esporte exige, ou ainda, exageram na dose.

Algumas pessoas nasceram para correr. Basta colocar um tênis e, em menos de 1 ano, já estão correndo uma maratona, mas a maioria precisa de muito esforço e dedicação para desenvolver essa capacidade.

Felizmente, qualquer pessoa pode correr desde que tenha orientação de um profissional, força de vontade e dedicação. Então se você que está pensando em começar a praticar esse esporte, sugiro que faça uma boa avaliação funcional, iniciar um treinamento físico, procurar um grupo de corrida e respeitar o período de descanso, pois isso vai diminuir muito a chance de lesões acontecerem.

Agora, se você já corre, mas quer melhorar sua performance ou está sentindo dores, é melhor repensar sua periodização e treinamento, porque se essas dores persistem ou ocorrem com frequência e no mesmo lugar, um Fisioterapeuta esportivo poderá te ajudar no diagnóstico de possíveis sobrecargas mecânicas, decorrentes de alterações estruturais do seu corpo, como alterações de pisada e escolioses ou sobrecargas funcionais decorrentes de alterações como falta de força, desequilíbrio muscular, alterações na mecânica (não consegue desenvolver a mecânica ou o padrão ideal para corrida).

Venha fazer uma avaliação e se preparar conosco.

Aproveite para agendar seu atendimento

Thiago Alfama

Thiago Alfama

Sou Fisioterapeuta graduado pela pela Universidade La Salle de Canoas/RS desde 2010. Apaixonado pela área que estuda e atua na reabilitação do movimento humano e pelo conhecimento que isso me proporcionou para poder ajudar pessoas a maximizar e explorar seu potencial físico. Atuo como professor pelo Instituto Fortius e também como professor convidado em diversas Instituições pelo Brasil. Em 2019, junto com meus amigos e sócios Leonardo Bazzano e Alexandre Ortiz, fundamos a Clínica Fortius. Um local que idealizamos para ser um centro de excelência em reabilitação e desenvolvimento com uma abordagem INTERDISCIPLINAR para habilitarmos nossos clientes a terem uma vida mais saudável e com qualidade.
×