Artigo

Algumas alterações físicas e psicológicas podem ser consequência da menopausa no corpo feminino e resultam de modificações de níveis hormonais que marcam o fim da capacidade reprodutiva. Já o climatério é o momento de transição entre o período fértil, a menopausa e a pós menopausa. Essa fase da vida da mulher acontece comumente entre os 45 e os 50 anos, exceto em casos especiais que caracterizam a menopausa precoce, que acontece antes dos 40 anos de idade.

Os sintomas mais comuns são:

  •         Ondas de calor (fogacho);
  •         Diminuição do desejo sexual (libido);
  •         Secura vaginal (diminuição da lubrificação vaginal);
  •         Diminuição dos pelos pubianos;
  •         Ansiedade, depressão e alterações de humor;
  •         Perda de xixi involuntária (incontinência urinária);
  •         Dor na relação sexual.

Muitas vezes esse período da vida feminina vem acompanhado de sintomas e dúvidas, mas a Fisioterapia na Saúde da Mulher auxilia no controle e na prevenção de todas as manifestações da menopausa na vida da mulher. O alívio desses sintomas por meio de técnicas fisioterapêuticas especializadas como exercícios para o assoalho pélvico, LASER e Acupuntura devolvem a qualidade de vida e trazem enormes benefícios a longo prazo para a vida das mulheres. Além disso, a prática de exercícios físicos é uma grande aliada para a diminuição dos sintomas da menopausa.

Lembre-se de procurar seu médico ginecologista para avaliar seus sintomas e descartar quaisquer outros diagnósticos.

Aproveite para agendar seu atendimento

Alexandre Ortiz

Alexandre Ortiz

Sócio-diretor do Instituto Fortius. Professor de Educação Física graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EsEF-UFRGS).
×