Artigo

O que é Assoalho Pélvico?

 

O assoalho pélvico como o próprio nome indica é um grupo de músculos voluntários e involuntários e ligamentos conectados a estruturas ósseas que se fundem e sustentam os órgãos abdominais e pélvicos.Esta estrutura participa de várias funções do organismo e se conecta a outros grupos musculares do abdômen, das costas e das pernas. Ele forma o períneo e por ele passam ou se sustentam a uretra (canal da urina), a vagina, o útero, o reto e o ânus e impactam a função urinária, sexual e intestinal/fecal.

 

Qual a função do Assoalho Pélvico? 

Ele deve suportar os órgãos pélvicos e abdominais em suas posições de repouso contra a ação da gravidade, responder ao aumento da pressão intra-abdominal durante as situações de esforço (ex: tosse, espirro, risada, exercício), prover a continência urinária, fecal e de flatos e ser apto para realizar as funções de micção, de evacuação, de função sexual e o do parto, no caso de mulheres.

Isso quer dizer que em uma situação de normalidade deve ter um nível constante de tônus muscular de repouso para desempenhar a sua função de suporte das estruturas pélvicas e abdominais, simetria, além de ser hábil para executar a função de contração e relaxamento, fundamentais na continência e função sexual.

 

Quais as principais disfunções do Assoalho Pélvico?

 

Hipotonia da musculatura (fraqueza muscular): A fraqueza dessa musculatura pode levar a incontinência urinária, prolapso de orgãos, frouxidão da vagina, secura vaginal, diminuição da sensibilidade sexual, dificuldade ou incapacidade de orgasmo.

Hipertonia do assoalho pélvico: Pode levar à disfunção sexual e síndromes dolorosas e infecciosas. Entre elas, podemos citar a dor durante a relação sexual, a dores pélvica, vulvar, perineal, a incontinência por urgência miccional, a infecção urinária de repetição, a constipação intestinal ou dificuldade evacuatória. 

 

Quando os músculos estão tensos, impedem a função adequada dos órgãos, como esvaziar bem a bexiga, evacuar sem esforço importante, reter adequadamente a urina, e ter uma relação sexual sem dor e prazerosa. Levam também a outros sintomas dolorosos por comprimir estruturas importantes e dificultar a irrigação e oxigenação local.

 

O que causa essas disfunções no Assoalho Pélvico?

A maioria dos casos é desconhecido, porém, algumas das causas mais comuns são traumas na região pélvica como acidentes, envelhecimento ou complicações no parto.

Também podem ser consideradas causas a obesidade, tosse crônica, constipação crônica, levantamento de objetos pesados, algumas condições genéticas, cirurgia pélvica prévia e algumas condições neurológicas ou lesões na medula espinhal.

 

Quais são os sintomas?

  • Perde urina tossindo, espirrando, rindo, fazendo exercícios ou esforço;
  • Não conseguir chegar ao banheiro a tempo;
  • Dor na relação sexual;
  • Flatos vaginais;
  • Dificuldade de chegar ao orgasmo;
  • Diminuição da lubrificação vaginal;
  • Infecções urinárias por repetição;
  • Sensação de peso na vagina;
  • Frouxidão da vagina;

 

Como é feito o tratamento para as disfunções do Assoalho Pélvico?

O primeiro passo para o tratamento é observar o seu corpo e quais os sintomas estão mais recorrentes e comuns.

Após identificar os sintomas, é necessário procurar profissionais habilitados, no caso das mulheres, o uroginecologista, especialista no trato urinário, ginecologista e fisioterapeuta especialista da região pélvica.

 

O tratamento feito na fisioterapia pélvica, primeiro vai ser identificado qual o tipo de disfunção e tratado de acordo com cada mulher , é um tratamento totalmente individualizado. São utilizadas diversas técnicas para o tratamento como o aparelho de Biofeedback (que ajuda dar consciência da contração), cones vaginais, eletroestimulação intravaginal, exercícios específicos para o assoalho pélvico, ativação dos musculares abdominais, reeducação e liberação da fáscia de toda a musculatura envolvida. 

 

Lembrando, que muitos desses sintomas são comuns, mas não são normais, devem ser tratados o quanto antes. Mulheres não precisam passar mais pelo constrangimento de não sair de casa, por medo de perder urina, saiba que tem tratamento e pode mudar a sua vida.

 

A Clínica Fortius possuiu uma equipe de fisioterapeutas especialistas nas disfunções do assoalho pélvico, composta só por mulheres,  focado para o público feminino, chamado de CLUBE DA SAÚDE DA MULHER  (Women Health Club), agende uma avaliação!

Aproveite para agendar seu atendimento

Ana Escher

Ana Escher

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio - Fortaleza/CE (2012) e especialista em Acupuntura Chinesa pela IBRAMPA - Porto Alegre/RS
×