Disfunções do Assoalho Pélvico

Ana Escher

O que é Assoalho Pélvico?

O assoalho pélvico como o próprio nome indica é um grupo de músculos voluntários e involuntários e ligamentos conectados a estruturas ósseas que se fundem e sustentam os órgãos abdominais e pélvicos.Esta estrutura participa de várias funções do organismo e se conecta a outros grupos musculares do abdômen, das costas e das pernas. Ele forma o períneo e por ele passam ou se sustentam a uretra (canal da urina), a vagina, o útero, o reto e o ânus e impactam a função urinária, sexual e intestinal/fecal.

 

Qual a função do Assoalho Pélvico? 

Ele deve suportar os órgãos pélvicos e abdominais em suas posições de repouso contra a ação da gravidade, responder ao aumento da pressão intra-abdominal durante as situações de esforço (ex: tosse, espirro, risada, exercício), prover a continência urinária, fecal e de flatos e ser apto para realizar as funções de micção, de evacuação, de função sexual e o do parto, no caso de mulheres.

Isso quer dizer que em uma situação de normalidade deve ter um nível constante de tônus muscular de repouso para desempenhar a sua função de suporte das estruturas pélvicas e abdominais, simetria, além de ser hábil para executar a função de contração e relaxamento, fundamentais na continência e função sexual.

Quais as principais disfunções do Assoalho Pélvico?

Hipotonia da musculatura (fraqueza muscular): A fraqueza dessa musculatura pode levar a incontinência urinária, prolapso de orgãos, frouxidão da vagina, secura vaginal, diminuição da sensibilidade sexual, dificuldade ou incapacidade de orgasmo.

Hipertonia do assoalho pélvico: Pode levar à disfunção sexual e síndromes dolorosas e infecciosas. Entre elas, podemos citar a dor durante a relação sexual, a dores pélvica, vulvar, perineal, a incontinência por urgência miccional, a infecção urinária de repetição, a constipação intestinal ou dificuldade evacuatória. 

Quando os músculos estão tensos, impedem a função adequada dos órgãos, como esvaziar bem a bexiga, evacuar sem esforço importante, reter adequadamente a urina, e ter uma relação sexual sem dor e prazerosa. Levam também a outros sintomas dolorosos por comprimir estruturas importantes e dificultar a irrigação e oxigenação local.

O que causa essas disfunções no Assoalho Pélvico?

A maioria dos casos é desconhecido, porém, algumas das causas mais comuns são traumas na região pélvica como acidentes, envelhecimento ou complicações no parto.

Também podem ser consideradas causas a obesidade, tosse crônica, constipação crônica, levantamento de objetos pesados, algumas condições genéticas, cirurgia pélvica prévia e algumas condições neurológicas ou lesões na medula espinhal.

Quais são os sintomas?

  • Perde urina tossindo, espirrando, rindo, fazendo exercícios ou esforço;
  • Não conseguir chegar ao banheiro a tempo;
  • Dor na relação sexual;
  • Flatos vaginais;
  • Dificuldade de chegar ao orgasmo;
  • Diminuição da lubrificação vaginal;
  • Infecções urinárias por repetição;
  • Sensação de peso na vagina;
  • Frouxidão da vagina;

Como é feito o tratamento para as disfunções do Assoalho Pélvico?

O primeiro passo para o tratamento é observar o seu corpo e quais os sintomas estão mais recorrentes e comuns.

Após identificar os sintomas, é necessário procurar profissionais habilitados, no caso das mulheres, o uroginecologista, especialista no trato urinário, ginecologista e fisioterapeuta especialista da região pélvica.

O tratamento feito na fisioterapia pélvica, primeiro vai ser identificado qual o tipo de disfunção e tratado de acordo com cada mulher , é um tratamento totalmente individualizado. São utilizadas diversas técnicas para o tratamento como o aparelho de Biofeedback (que ajuda dar consciência da contração), cones vaginais, eletroestimulação intravaginal, exercícios específicos para o assoalho pélvico, ativação dos musculares abdominais, reeducação e liberação da fáscia de toda a musculatura envolvida. 

Lembrando, que muitos desses sintomas são comuns, mas não são normais, devem ser tratados o quanto antes. Mulheres não precisam passar mais pelo constrangimento de não sair de casa, por medo de perder urina, saiba que tem tratamento e pode mudar a sua vida.

A Clínica Fortius possuiu uma equipe de fisioterapeutas especialistas nas disfunções do assoalho pélvico, composta só por mulheres,  focado para o público feminino, chamado de CLUBE DA SAÚDE DA MULHER  (Women Health Club), agende uma avaliação!

Aproveite para agendar agora seu atendimento pelo whatsapp.

Aproveite para agendar agora seu atendimento pelo whatsapp.​

Leia mais...

Outlive: A Arte e a Ciência de Viver Mais e Melhor – Parte 2

Thiago Alfama

Leia +

Eletrólise Percutânea Intratisular EPI na reabilitação de lesões musculares

Rafael Carmargo

Leia +

#Fisioterapia

Lipedema, será que eu tenho?

Ana Escher

Leia +

#fisioterapia pélvica

A Importância do Sono para a Saúde da Mulher e o Impacto na Força Muscular

Joze Alves

Leia +