Artigo

Os benefícios da prática de atividades físicas durante a gestação são diversos e atingem diferentes áreas do organismo materno. O exercício reduz e previne as lombalgias, devido à orientação da postura correta da gestante frente à hiperlordose que comumente surge durante a gestação, em função da expansão do útero na cavidade abdominal e o consequente desvio do centro gravitacional. Nestes casos, o exercício físico contribuirá para adaptação de nova postura física, refletindo-se em maior habilidade para a gestante durante a prática da atividade física e das atividades diárias. 

Na ocorrência de dores nas mãos e membros inferiores, que geralmente acontece por volta do terceiro trimestre, frente a diminuição da flexibilidade, a prática da atividade física regular direcionada durante a gestação terá o efeito de minimizá-las, possivelmente, por promover menor retenção de líquidos no tecido conectivo.

Sabe-se que a atividade cardiovascular durante a gestação se eleva comparada ao período não gestacional. No entanto, com a prática regular de exercícios físicos reduz-se esse estresse cardiovascular, o que se reflete, especialmente, em freqüências cardíacas mais baixas, maior volume sangüíneo em circulação, maior capacidade de oxigenação, menor pressão arterial, prevenção de trombose e varizes, e redução do risco de diabetes gestacional. Em gestantes que apresentam diabetes gestacional, a atividade física pode contribuir para manter os níveis glicêmicos normais.

As vantagens da atividade física durante a gestação se estendem ainda, aos aspectos emocionais, contribuindo para que a gestante torne-se mais autoconfiante e satisfeita com a aparência, eleve a auto-estima e apresente maior satisfação na prática dos exercícios.

 

A atividade física pode reduzir a necessidade de utilização de uma cesariana. Com exercícios focados na mobilidade, estabilidade e força da musculatura envolvida no parto. O exercício físico também parece diminuir as dores do parto, e contribuir para que as gestantes fisicamente ativas toleram melhor , do que as aquelas mulheres não treinadas  ou do que as que se exercitam esporadicamente. 

 

Embora a atividade física proporciona tantos benefícios, muitas gestantes não aderem a esse hábito, por causa de diversos motivos. Lembrando que os exercícios quando bem feitos, acompanhados por um especialista, torna-se prática totalmente segura para gestante e o bebê. 

 

Na Clínica Fortius possuímos profissionais qualificados e especializados na saúde da mulher, com treinamentos específicos para cada gestante, pensado no seu bem estar. Venha conhecer o CLUBE DA SAÚDE DA MULHER, marque a sua avaliação.

 

Referências:

ATIVIDADE FÍSICA E GESTAÇÃO: SAÚDE DA GESTANTE NÃO ATLETA E CRESCIMENTO FETAL -Daniele Costa BatistaI; Vera Lucia ChiaraII; Sílvia Angela GugelminII; Patrícia Dias MartinsII.

ATIVIDADE FÍSICA NA GESTAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA PHYSICAL ACTIVITY DURING PREGNANCY: AN INTEGRATIVE REVIEW Soares DSC, Soares JJ, Graup S, Streb AR. Atividade física na gestação: uma revisão integrativa. R. Perspect. Ci. e Saúde 2017;2(2): 71-84

Aproveite para agendar seu atendimento

Ana Escher

Ana Escher

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio - Fortaleza/CE (2012) e especialista em Acupuntura Chinesa pela IBRAMPA - Porto Alegre/RS
×