O termo é autoexplicativo, terapia das mãos, com essa única ferramenta, suas próprias mãos um terapeuta pode tratar inúmeras doenças osteomusculares e até psicossomáticas.
A terapia manual trabalha com a estimulação e manipulação de vários tecidos do nosso corpo e vai além de apenas massagear musculos ou “estalar” a coluna.
Dentro da Fisioterapia temos uma infinidade de técnicas de terapia manual, as quais o profissional pode eleger ou combinar para atigir um objetivo dentro do tratamento.
Aqui são algumas técnicas que a Fisioterapia possui no seu arsenal: Liberação Miofascial, Cyrax, Crochetagem, Dejarnette, Mobilização Neural, Kaltenborn, Maitland, Mulligan, Quiropraxia, entre outras.
Cada uma dessas técnicas visa estimular estruturas diferentes do corpo, como o tecido fascial e muscular, tecido nervoso, articulações. Mas todas essas técnicas sempre vão ter o objetivo de melhorar a funcionalidade do corpo, desfazendo alguma disfunção. E o resultado é a diminuição da dor, o ganho mobilidade, a diminuição de espasmos musculares. Hidratando os tecidos miofasciais, articulares e neurais. Trazendo um equilíbrio cinesiológico, bioquímico e até neurológico para o corpo.
E vale a pena lembrar, toda técnica de Terapia Manual sempre deve ser combinada com movimentos e exercícios para o tratamento seja completo e eficaz.
Se você gostaria de experimentar o tratamento com terapia manual, agende sua consulta na Clínica Fortius.