Treinamento Fundamental

As novas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), baseado nas evidência científicas dos últimos anos, a partir da publicação na revista The Lancet (WHO 2020 Guidelines on Physical Activity and Sedentary Behaviour), fornece informações atualizadas sobre danos à saúde causados pelo sedentarismo e traz recomendações a respeito da quantidade de esforço físico que deve ser incluído na rotina e na forma de fazer isso para diferentes grupos populacionais.

As recomendações mínimas incluem 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada semanal ou 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa.

Ou, ainda, uma combinação equivalente entre essas intensidades ao longo da semana. Para aumento dos benefícios à saúde, os adultos também podem incluir atividades de fortalecimento em intensidade moderada ou alta pelo menos dois dias da semana.

Como Funciona?

O Treinamento Fundamental promove a ideia de que o movimento trata o movimento, mantendo o corpo jovem, ativo e com articulações saudáveis, impulsionando a qualidade de vida e a prevenção de lesões. 

O planejamento de exercícios feitos com eficiência estimula o ganho de consciência corporal, que é indispensável para a percepção da condição do seu próprio corpo, suas estruturas e o controle do movimento.

Quais exercícios são realizados?

Os pilares deste planejamento são exercícios de consciência corporal, controle motor, estabilidade, mobilidade e força, baseados nos movimentos fundamentais do Dynamic Neuromuscular Stabilization (DNS), Pilates, 3D Maps, Chain Reaction e Treinamento Funcional.

Conheça a Equipe

Alexandre Ortiz

Professor de Educação Física
CREF-2/RS: 001775

Sócio-diretor do Instituto Fortius. Professor de Educação Física graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Vanessa Lopez

FISIOTERAPEUTA
CREFITO5: 254309-F

Fisioterapeuta formada pelo Centro Universitário Metodista do IPA; Pós-graduanda em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid (EOM)

Comece seu Treino!

A Clínica Fortius elaborou um plano de TREINAMENTO FUNDAMENTAL:

  • plano de 90 dias para ser incluída na sua vida diária
  • 3 treinos de 40 minutos por semana

E o melhor: Os treinos podem ser feitos de forma presencial e/ou on-line.