Artigo

A bandagem elástica (Kinesio taping) é uma técnica criada no Japão, nos anos 1970, para auxiliar no tratamento de lesões ao exercer pressão e força sobre músculos e articulações, promovendo apoio e estabilidade, ficaram muito conhecidas quando usadas por atletas em competições mundiais, como as Olimpíadas. Recentemente, muitos estudos estão sendo realizados comprovando os efeitos positivos das bandagens na área estética.

  Hoje o Brasil é o líder mundial em realização de cirurgias plásticas, entre as mais procuradas podemos citar a Lipoaspiração, Abdominoplastia e Prótese Mamária. A presença de edema, equimoses, hematomas são intercorrências comuns após a realização dessas cirurgias. Além disso, os pacientes relatam dor, dificuldade de movimentos e algumas alterações na cicatriz

  Pensando em minimizar todos esses efeitos adversos, os estudos mais recentes já elencam os benefícios do uso do taping no  intraoperatório ou pós-operatório.

O Taping intraoperatório é uma técnica que emprega bandagens em regiões que passaram por uma cirurgia. Esse procedimento auxilia na melhor recuperação do paciente, evitando diversas complicações. Previne a formação de edemas, seromas (acúmulo de líquidos abaixo da região operada ou locais próximos), hematomas e propicia mais conforto e segurança, é colocado com autorização do médico cirurgião , logo após o procedimento.  Já o Taping pós-operatório pode ser utilizado como complemento do Taping intraoperatório , dessa forma ele previne a abertura dos pontos, evita o surgimento de cicatrizes hipertróficas e reduz o tamanho das cicatrizes normais que resultam da operação.

Outra forma de utilização do taping é a que chamamos de taping linfático, onde o principal objetivo é estimular o funcionamento do sistema linfático, direcionando o líquido em excesso para ser reabsorvido, além de promover melhora também nas equimoses e hematomas por estimular a circulação sanguínea concomitantemente. 

  Se você irá realizar uma cirurgia plástica, pergunte ao seu médico sobre esses benefícios e entre em contato conosco para saber mais a respeito da Fisioterapia Pós-operatória. 

Aproveite para agendar seu atendimento

Ana Escher

Ana Escher

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio - Fortaleza/CE (2021) e especialista em Acupuntura Chinesa pela IBRAMPA - Porto Alegre/RS
×