Artigo

O que é ?

A circulação linfática é muito par

ecida com nossa circulação sanguínea, porém, no caso do sangue possuímos uma bomba, o coração, que estimula e determina a velocidade dessa circulação. Já no caso da circulação linfática, por não possuir essa bomba, a velocidade é lenta, porém essa circulação é essencial para mobilizar e eliminar o “excesso” de líquido dos nossos tecidos.

A drenagem linfática manual é uma técnica cujo objetivo principal é direcionar e aumentar o fluxo linfático, promovendo assim, uma remoção mais rápida do excesso de líquido intersticial  (líquido que fica entre as células). A circulação linfática mobiliza e elimina toxinas do nosso organismo e está intimamente ligada à nossa imunidade por armazenar e transportar nossas células de defesa.

 

Os benefícios da Drenagem Linfática

Os principais efeitos da drenagem linfática são: 

  • Melhora da circulação e oxigenação dos tecidos,
  • Ajuda na recuperação de lesões;
  • Desintoxicação do organismo e eliminação de toxinas;
  • Ajuda prevenir aderência de cica
  • trizes;
  • Melhora a auto estima.

Para quem a Drenagem Linfática é indicada?

Pessoas que apresentam edema por alguma razão, desde questões alimentares que geram retenção de líquido, até mesmo pelo processo inflamatório existente após a realização de uma cirurgia.

A mulher devido à menstruação, gestação e puerpério que apresenta retenção de líquido e diminuição do retorno venoso, relatando edema e sensação de peso principalmente nas pernas, pode se beneficiar dos efeitos da drenagem. Pacientes que apresentam problemas vasculares como varizes, também apresentam melhora. Mulheres mastectomizadas, que apresentam linfedema, melhoram a sensação de peso do braço.

Atletas que pela intensidade do treino apresentam dor muscular tardia também se beneficiam pela eliminação de toxinas e recuperação de lesões.

A drenagem linfática só tem benefícios, além de promover um relaxamento e bem-estar. Porém deve ser executado por um fisioterapeuta especializado, pois os movimentos quando mal executados podem disseminar infecções, aumentar processos inflamatórios e até provocar o deslocamento de coágulos.

Aproveite para agendar seu atendimento

Ana Escher

Ana Escher

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio - Fortaleza/CE (2021) e especialista em Acupuntura Chinesa pela IBRAMPA - Porto Alegre/RS
×