Artigo

A Acupuntura pode te ajudar a engravidar!

  

A acupuntura é um tratamento baseado na Medicina Tradicional Chinesa, tendo como a sua forma mais comum a inserção de agulhas em pontos  específicos, localizados em seis pares de canais de energia denominados meridianos.

A infertilidade é definida como a não ocorrência de gestação espontânea após um período de mais ou menos 12 meses, tendo o casal uma relação sexual regular sem uso de contraceptivos. 

Pesquisas recentes têm demonstrado que muitas mulheres tiveram sua fertilidade restabelecida após o tratamento de acupuntura.Quando a acupuntura é combinada a métodos convencionais, pode tornar o tratamento para a infertilidade muito mais eficaz, até mesmo do que muitos medicamentos.Toda mulher, que esteja ou não, realizando tratamento de fertilização in vitro ou inseminação uterina, independente do fator de infertilidade, pode ser tratada com acupuntura.

Deste modo, recomenda-se a acupuntura para mulheres que apresentam: -Infertilidade sem causa aparente;

 -Endometriose leve; 

-Doenças com falta de ovulação, como por exemplo, ovários policísticos;

-Irregularidades menstruais;

A acupuntura não pode tratar doenças que sejam oriundas de alguma alteração na anatomia dos órgãos da mulher, como os miomas, o pólipo endometrial, processos cicatriciais uterinos (sinéquias), malformações do útero ou trompas, entre outras. 

A Medicina Tradicional Chinesa pode regular o hormônio liberador de gonadotrofinas para induzir a ovulação e melhorar o fluxo sanguíneo do útero e alterações menstruais do endométrio. Além disso, também tem impactos sobre pacientes com ansiedade, estresse e distúrbios imunológicos.

O tratamento da infertilidade por acupuntura pode ser indicado de forma exclusiva ou com o objetivo de complementar e potencializar o tratamento convencional, dependendo de cada caso em particular.

Aproveite para agendar seu atendimento

Ana Escher

Ana Escher

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio - Fortaleza/CE (2012) e especialista em Acupuntura Chinesa pela IBRAMPA - Porto Alegre/RS
×