Artigo

A cirurgia ortognática consiste na correção de discrepâncias relacionadas à região maxilo-mandibular, ou seja, é um procedimento para corrigir assimetrias e reposicionar os ossos da mandíbula e dos dentes. Por isso, a complexidade dessa cirurgia requer muitos cuidados pós-operatórios.

 

A Fisioterapia no pós operatório de cirurgia ortognática traz muitos benefícios para o paciente e proporciona uma recuperação mais rápida e confortável. O acompanhamento interdisciplinar pode potencializar os resultados e favorecer as funções mastigatórias, fonéticas, respiratórias e a estética facial, principais motivos da procura desse procedimento. 

O taping (bandagem), um dos recursos utilizados pelo Fisioterapeuta, é caracterizado por fitas adesivas linfáticas ou contensivas específicas colocadas em áreas relacionadas à cirurgia que promovem a diminuição das dores, melhora da cicatrização, diminuição do surgimento de fibroses, atenuação do inchaço (edema) e dos roxos (hematomas e equimoses). A remoção do taping é feita pelo Fisioterapeuta, em consultório ou à domicílio, a fim de garantir toda a segurança da recuperação do procedimento cirúrgico.

Além disso, após a cirurgia ortognática, são utilizadas diversas outras técnicas individualizadas para melhorar o seu pós-operatório, como a drenagem linfática facial, por exemplo.

Ao realizar uma cirurgia, uma das grandes preocupações dos pacientes é em relação ao pós-operatório. Na Clínica Fortius temos uma equipe de Fisioterapeutas especializada em aplicação de taping e em pós operatório de cirurgias odontológicas, estéticas (plásticas), reparadoras e pós parto.

Converse com seu cirurgião e inclua a presença de um Fisioterapeuta no seu procedimento cirúrgico para uma recuperação mais rápida. 

Aproveite para agendar seu atendimento

Ana Escher

Ana Escher

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio - Fortaleza/CE (2012) e especialista em Acupuntura Chinesa pela IBRAMPA - Porto Alegre/RS
×