Artigo

Como assim ? Bom nosso pé pode ter desenvolvido alterações durante o crescimento ou por causa de lesões antigas. Você já observou se os seus pés ou sua pisada são iguais/simétricos ? Na maioria das vezes sim, mas é muito comum (não normal) os pés ou nossa pisada se apresentar assimétrica. Por exemplo ter um joanete apenas em um dos pés ou uma maior que o outro, ou ter um arco plantar maior de um lado comparado o outro.

Por que o pé pode gerar compensações ascendentes?

Todas alterações que temos nos pés são adaptações e compensações externas ao pé, ou seja, lesões antigas como entorse, fratura ou cirurgia que podem modificar a mecânica e gerar adaptações ao pé em relação ao resto da estrutura ou também o que é muito comum, uma diferença no tamanho das pernas (conhecida como dismetria de membros inferiores) que também vai exigir do corpo uma compensações ascendentes.

Por isso essas informações mecanoceptoras dos pés, vão influenciar os musculos e fazer com que a pelve promova torções afetando a coluna sob o aspecto funcional dela colocando mais tensão e sobrecargas devido a desvios que o corpo começa a desenvolver tensões musculares ao redor da coluna e podendo causar o que conhecemos como cefaléias tensionais (que são um dos gatilhos para a enxaqueca).

 

Você ficou com dúvida ou quer saber se sua dor de joelho, quadril, coluna ou cabeça são decorrentes de alterações de pisada ou uma diferença no tamanho das pernas. Agende uma consulta conosco, teremos o prazer em te ajudar.

Aproveite para agendar seu atendimento

Lucas Carrão Bertoldo

Lucas Carrão Bertoldo

Fisioterapeuta da Clínica, graduado pelo Centro Universitário Metodista IPA/RS em 2008. Especialista em Acupuntura com curso avançado de extensão em Pequim. Possui diversas formações como: Podoposturologia; RPG; Pilates; Liberação Miofascial; Quiropraxia e Terapia Manual.
×