Artigo

Fisioterapia pré-operatória

 

A fisioterapia pré-operatória é muito indicada para a maioria das lesões ortopédicas com necessidade de abordagem cirúrgica, assim como para diversas outras cirurgias eletivas: como intervenções cardíacas e cirurgias plásticas.

As evidências apontam que o atendimento fisioterapêutico pré-operatório pode diminuir a dor pós-operatória, o tempo de internação hospitalar, o tempo total de recuperação e o risco de re-intervenção. Bem como melhorar medidas específicas de cada intervenção como por exemplo diminuir o inchaço local, diminuir a perda de amplitude de movimento e a perda de força inerentes ao pós-operatório cirúrgico.

Dentre as lesões em que o tratamento fisioterapêutico pré-operatório proporciona mais qualidade de vida e sucesso na reabilitação destacam-se as lesões ligamentares e meniscais, tendinopatias, artroplastias, artrodeses e amputações. Tal como a reconstrução ligamentar do ligamento cruzado anterior, a reconstrução dos tendões do manguito rotador (reconstrução do supra-espinhoso), reconstrução do tendão calcâneo (tendão de aquiles), artroscopia de ombro, meniscectomia e laminectomia lombar.

 

Quer acelerar o seu tratamento e proporcionar um pós-operatório sem sustos? Venha fazer seu pré-operatório conosco!

Aproveite para agendar seu atendimento

Alexandre Ortiz

Alexandre Ortiz

Sócio-diretor do Instituto Fortius. Professor de Educação Física graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EsEF-UFRGS).
×