Diástase
A diástase abdominal é uma abertura nos músculos retos abdominais na região da linha Alba, linha que liga o centro do abdômen. Esta abertura pode ser causada por uma fraqueza dos músculos ou pelo afastamento provocado durante o período da gestação, ocasionando dor lombar entre outros sintomas.
Geralmente a diástase é observada como uma saliência (abaloamento) acima ou abaixo do umbigo ou ainda por uma flacidez na região abdominal. Ela pode ser desenvolvida quando acontece mais de uma gestação em curtos intervalos de tempo, gravidez de gêmeos e ainda por gestações após os 35 anos de idade. Outro fator que também influência para o surgimento da diástase são gestações com grande ganho de peso.
A avaliação da diástase pode ser feita por um médico através de exames de imagem ou por um fisioterapeuta através de palpação que avalia as características dos músculos abdominais, além dos sintomas referidos pelo paciente.
O tratamento da diástase abdominal pode ser orientado por um fisioterapeuta dependendo do grau de afastamento dos músculos do abdômen e do tamanho da diástase, quanto maior for o espaçamento mais difícil será a correção com exercícios ou fisioterapia.
Os exercícios que são indicados durante o período da fisioterapia ajudam a diminuir o afastamento dos músculos abdominais e fortalecer a musculatura abdominal devolvendo a estabilidade do corpo. É importante salientar que alguns exercícios devem ser evitados pois podem aumentar o afastamento abdominal ou diástase portanto é importante a supervisão de um profissional.