Artigo

 

A cólica menstrual é uma queixa ginecológica comum, consistindo em dor pélvica do tipo cólica antes ou durante a menstruação. Estima-se que até 90% das mulheres em idade reprodutiva apresentam cólicas menstruais, e cerca de 10% destas apresentam a forma incapacitante. Influenciando de maneira negativa a qualidade de vida das mulheres afetadas.

Existem 2 (dois) tipos de cólicas :

Cólica Primária- quando não há presença de doença orgânica associada,iniciando-se na adolescência, 2 a 3 anos após a menarca (primeira menstruação), coincidindo com o início dos ciclos menstruais ovulatórios; melhora com o tempo (25 a 30 anos) e após o parto.

Cólica Secundária- relacionado à presença de doença orgânica pélvica, como endometriose, adenomiose e doença inflamatória pélvica crônica. Costuma manifestar-se tardiamente, ao redor dos 25 anos, e tende a piorar se a doença subjacente não for tratada.

O tratamento para cólica deve ser procurado, a partir do momento que está afetando a qualidade de vida da mulher. Como por exemplo, tendo que faltar o trabalho, escola e outros eventos sociais, diminuindo a produtividade, a mudança de humor e o relacionamento com pessoas, por causa da dor ou incômodo. 

Sofrer com cólicas é comum, mas não é normal 

A cólica pode ser prevenida de diversas maneiras como :

  • Alimentação equilibrada e saudável;
  • Exercícios físicos com frequência;
  • Exames preventivos em dia;
  • Tratamento com uma FISIOTERAPEUTA PÉLVICA, focada em saúde da mulher.

Mulher,  não precisa sofrer com as cólicas, existe tratamento para seu problema.

Procure por uma  fisioterapeuta especializada em saúde da mulher para te ajudar!   

Aproveite para agendar seu atendimento

Ana Escher

Ana Escher

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio - Fortaleza/CE (2012) e especialista em Acupuntura Chinesa pela IBRAMPA - Porto Alegre/RS
×