Técnicas

Aproveite para agendar seu atendimento

Taping Intra e Pós Operatório

Categoria
Fisioterapia
Fisioterapeuta
Débora Veber Ribeiro

Descrição da Técnica

A formação de edema é um efeito esperado em qualquer pós-operatório, visando principalmente reduzir a formação desse edema utilizamos o taping no intraoperatório, ou pós-operatório imediato. O taping é a aplicação de bandagem elástica na região operada, com o intuito de gerar compressão aos tecidos. Além de reduzir o edema, o taping previne a formação de seroma, reduz equimoses e hematomas, otimiza os efeitos da cinta e gera conforto e segurança ao paciente.

Taping Intraoperatório

Aplicação de taping compressivo no pós-operatório imediato, com o objetivo de reduzir o espaço subcutâneo gerado pelo trauma cirúrgico e com isso prevenir a formação de edema, seroma, hematomas, gerar conforto e segurança ao paciente aliado à utilização da malha. 

O atendimento é realizado imediatamente após a finalização da cirurgia e deve ser autorizado pelo médico cirurgião. 

O paciente permanece de 5 a 7 dias com o taping, realizando a retirada do mesmo com a fisioterapeuta durante o primeiro atendimento pós-operatório.

Após aplicação no intraoperatório, o taping ainda poderá ser utilizado em mais alguns atendimentos pós-operatórios.

Taping Pós-operatório

Ao optar pela aplicação do taping intraoperatório, o primeiro atendimento fisioterapêutico se dará 5 a 7 dias após. Caso não realize o taping intraoperatório, o primeiro atendimento fisioterapêutico poderá ser realizado em torno de 48h após a cirurgia. 

O acompanhamento fisioterapêutico pós-operatório consiste em torno de 8 a 10 sessões. Nestas, realizamos terapia manual com o objetivo de mobilização dos tecidos, prevenindo aderências e permanência de fibroses, drenagem linfática para redução do edema, cinesioterapia com a indicação e reeducação dos movimentos e aplicação de taping quando necessário.

O intervalo entre as sessões varia de acordo com a recuperação de cada paciente, assim como os procedimentos cirúrgicos aos quais foi submetido.

Aproveite para agendar seu atendimento

  • Débora Veber Ribeiro

    Débora Veber Ribeiro

    Fisioterapeuta formada pelo Unilasalle. Realizou especialização em Gestão em Saúde e Fisioterapia Dermatofuncional. Atualmente, atua nas áreas de pós-operatório e tratamento de cicatrizes.
×