Aproveite para agendar seu atendimento
Drenagem Linfática Manual
Descrição da Técnica
O que é ?
A circulação linfática é muito parecida com nossa circulação sanguínea, porém, no caso do sangue possuímos uma bomba, o coração, que estimula e determina a velocidade dessa circulação. Já no caso da circulação linfática, por não possuir essa bomba, a velocidade é lenta, porém essa circulação é essencial para mobilizar e eliminar o “excesso” de líquido dos nossos tecidos.
A drenagem linfática manual é uma técnica cujo objetivo principal é direcionar e aumentar o fluxo linfático, promovendo assim, uma remoção mais rápida do excesso de líquido intersticial (líquido que fica entre as células). A circulação linfática mobiliza e elimina toxinas do nosso organismo e está intimamente ligada à nossa imunidade por armazenar e transportar nossas células de defesa.
Os principais benefícios da drenagem linfática são:
- Melhora da circulação e oxigenação dos tecidos,
- Ajuda na recuperação de lesões;
- Desintoxicação do organismo e eliminação de toxinas;
- Ajuda prevenir aderência de cica
- trizes;
- Melhora a auto estima.
Para quem a Drenagem Linfática é indicada?
Pessoas que apresentam edema por alguma razão, desde questões alimentares que geram retenção de líquido, até mesmo pelo processo inflamatório existente após a realização de uma cirurgia.
A mulher devido à menstruação, gestação e puerpério que apresenta retenção de líquido e diminuição do retorno venoso, relatando edema e sensação de peso principalmente nas pernas, pode se beneficiar dos efeitos da drenagem. Pacientes que apresentam problemas vasculares como varizes, também apresentam melhora. Mulheres mastectomizadas, que apresentam linfedema, melhoram a sensação de peso do braço.
Atletas que pela intensidade do treino apresentam dor muscular tardia também se beneficiam pela eliminação de toxinas e recuperação de lesões.
A drenagem linfática só tem benefícios, além de promover um relaxamento e bem-estar. Porém deve ser executado por um fisioterapeuta especializado, pois os movimentos quando mal executados podem disseminar infecções, aumentar processos inflamatórios e até provocar o deslocamento de coágulos.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para agendar seu atendimento
-
Ana Escher
Fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio - Fortaleza/CE (2012) e especialista em Acupuntura Chinesa pela IBRAMPA - Porto Alegre/RS