Artigo

A Cicatriz é apenas o resultado final de um processo de reparo, processo esse que ocorre toda vez que nosso corpo for exposto a um trauma, como acontece nas cirurgias.

A lesão causada pelo corte cirúrgico desencadeia um processo de reparo inerente ao nosso organismo, e envolve diversos tecidos: pele, fáscia, por vezes músculos, nervos periféricos…

O processo de reparo vai gerar o que chamamos de tecido cicatricial, este tecido nunca mais será igual ao que era antes do processo, daí a importância de trabalharmos na recuperação deste. Além da cicatriz em si, os tecidos adjacentes podem sofrer com fibroses e aderências, todas essas situações podem gerar diminuição de mobilidade desses tecidos, isso pode levar a diferenças na sensibilidade da região, dor, inibições musculares, diminuição de mobilidade articular e posturas de proteção.

Hoje o Brasil é o líder mundial em realização de cirurgias plásticas, muitas destas envolvem a região abdominal. Na região abdominal temos o que chamamos de CORE, o centro do nosso corpo, composto por músculos que estabilizam essa região. E que está intimamente ligado aos processos de dor lombar.

Pelo menos 80% dos brasileiros irão sentir dor lombar em algum momento da vida. Agora, vamos imaginar que, após realizar uma cirurgia (usamos o exemplo das plásticas, mas podemos pensar em cirurgias de cesárea ou ainda apendicectomia que também envolvem a região abdominal) você apresentou aderências, pouca mobilidade dos tecidos, lesão nos nervos da região e entrou em um processo de dor lombar, isto tudo porque a região de CORE foi afetada pela lesão cirúrgica e precisamos reabilitar a mobilidades de todos os tecidos envolvidos, assim como reprogramar a ação muscular dessa região.

Pensamos no abdômen e na dor lombar, mas esse exemplo pode ser estendido para qualquer região do corpo que tenha uma cicatriz.

Débora Veber Ribeiro

Débora Veber Ribeiro

Fisioterapeuta formada pelo Unilasalle. Realizou especialização em Gestão em Saúde e Fisioterapia Dermatofuncional. Atualmente, atua nas áreas de pós-operatório e tratamento de cicatrizes.
×