Artigo

O mundo tem sofrido com o impacto da pandemia de COVID-19 (SARS-CoV-2) desde o final de 2019, com um número muito grande de infectados. Embora a letalidade do vírus seja baixa, sua alta capacidade de se dispersar e contagiar as pessoas de forma rápida tornou a situação especialmente séria, levando ao colapso de sistemas de saúde. A severidade e duração dos sintomas como (febre baixa, tosse seca e falta de ar) está relacionada à gravidade da doença bem como às comorbidades apresentadas pelo paciente, podendo durar de 3-6 semanas em casos graves e levar a sequelas respiratórias.

Foram reportadas também manifestações clínicas mais graves pós-COVID-19, como o AVC, a fibrose pulmonar e a insuficiência renal. Sendo assim, se dá a importância de um monitoramento contínuo dos pacientes mesmo após o indivíduo não estar mais infectado (constatado através do teste PCR negativo).

Além das consequências mais graves, foram relatadas diversas outras sequelas que não são relacionadas diretamente à extensão da doença e podem aparecer insidiosamente num período de meses após a exposição ao vírus. Dentre elas, as consequências mais comuns da COVID-19 são:

  • Fadiga (72,8%)
  • Ansiedade (38%)
  • Dores articulares (31,4%)
  • Dor de cabeça e Dor no peito (28,9%)
  • Demência e Depressão (28,6%)
  • Falta de ar (28,2%)
  • Distúrbios visuais (17,1%)
  • Zumbido (16,7%)

*(confira o gráfico para informação completa)*

A fisioterapia tem sido amplamente recomendada para manejo dessas sequelas de forma a restaurar e melhorar a qualidade de vida e funcionalidade dos pacientes pós-Covid, sendo responsável também por auxiliar no retorno seguro e gradual às atividades da vida diária desses pacientes, ademais todos esses sintomas são tratáveis através de fisioterapia, utilizando-se de técnicas como a reabilitação cardio-pulmonar, terapia manual, exercícios funcionais, entre outros.

Ficou com alguma dúvida?

Se sente inseguro para retornar às suas atividades? Têm apresentado algum desses sintomas? Nos procure! Podemos te ajudar.

Referência: Kamal M, Abo Omirah M, Hussein A, Saeed H. Assessment and characterisation of post-COVID-19 manifestations. Int J Clin Pract. 2021;75(3):e13746. doi:10.1111/ijcp.13746

Aproveite para agendar seu atendimento

×