Artigo
Posicao de pé e sentado - Clinica Fortius - PKLJE9Y

A má postura sentada normalmente começa ainda na infância. Como tudo na vida é uma questão de costume, conhecimento aprendizagem e resiliência.

Não somos bem orientados, de uma forma geral, a como sentar, e como se manter sentado durante a vida. Se você tem ao menos trinta anos, e provavelmente foi muito a escola, sentou em cadeiras de madeira nada ergonômicas, não adaptadas para diferentes altura, com encostos retos, e ângulos de 90ºs entre o assento eo encosto, crianças de diferentes tamanhos e pesos, sentam todas em cadeiras iguais.

A postura sentada incorreta normalmente é caracterizada pela acentuada curvatura da parte superior das costas (região torácica em hipercifose), a cabeça se direciona para frente e para baixo, ou em hiperextensão olhando para a frente.

Essa posição tem diversas complicações no nosso organismo, como por exemplo dores na região posterior do pescoço por exemplo. Na região abdominal nossos órgãos ficam comprimidos, causando dores abdominais ou até constipação. Na região torácica o Pulmão não se expande totalmente quanto poderia, e assim o coração deve aumentar o seu trabalho para levar oxigênio através do sangue para todo o corpo.

Ainda seus músculos glúteos acabam por ficar fracos e hiperalongados, e os flexores de quadris acabam por ficar encurtados e rígidos, prejudicando toda a mobilidade da pelve, que é o centro de todo nosso movimento.

Arrumar a postura sentada em casa ou no trabalho é fácil, mas esse costume deveria iniciar na escola, mas para quem já passou dessa fase e como você está lendo este artigo e quer melhorar um pouco sua postura, aqui vão algumas dicas.

A postura sentada não depende apenas de você!!

Não!?

É óbvio, depende também do mobiliário do local onde você está inserido, na posição sentada você deve ter um suporte firme para a lombar (coisa que nunca vi em uma cadeira de colégio).

As pernas podem ficar um pouco mais elevadas que o quadril, mas isso dependerá do seu conforto, a altura do objeto que irá chamar a sua atenção visual deve ficar alinhada com seus olhos, possibilitando que você apoie sua cabeça em um encosto.

Mas não adianta ter uma cadeira ideal e acabar com a postura errada nela.

O ideal do apoio para a cabeça e altura da tela:

Lucas Job

Lucas Job

Fisioterapeuta graduado pelo Centro Universitário Metodista IPA, 2010/1, Terapeuta Manual Certificado pelo Manual Concepts Institute da Austrália 2010, Formações complementares em Maitland, Mulligan, Mobilização Neural, McConnel, Kinesio Taping, Movimento Combinado, Spinal Stabilization and Knee and Shouder Reabilit, Kabat Valejo, Liberação Miofascial Instrumental, Dry Needling- Agulhamento a seco, Quiropraxia Clínica, Formação Pilates Aparelhos, Solo e Bola. Crefito: 158.083/F
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×