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Postura não é só questão de aparência - Clinica Fortius - HZQ2V8F

Você sabia que a postura não afeta apenas a aparência de uma pessoa, mas também altera algumas funções como digestão, respiração, evacuação, e obviamente os músculos, articulações e ligamentos.

Muitas vezes esquecemos que uma postura saudável não é importante apenas para aquelas pessoas que procuram um corpo de modelos do instagram ou uma boa forma; uma postura saudável além da melhor aparência ela reflete na melhora do movimento do seu corpo.

E falo de todos os movimentos!

Isso é uma via de mão dupla onde a forma pode favorecer o gesto e o gesto molda a forma.

A Postura pode comprometer a saúde de uma pessoa como um todo, desde de sua saúde física até a sua saúde psíquica, sua saúde comportamental.

Com o passar dos dias, meses e anos, a má postura irá gerar alterações em diversos sistemas corporais, gerando maior cansaço, reduzindo assim sua concentração, aumentando o estresse e sua irritabilidade, causando assim maior número de dores, gerando uma incapacidade produtiva.

Uma boa postura é mantida quando observamos a pessoa de lado e conseguimos enxergar três curvaturas da coluna, as curvas do pescoço (cervical), torácica (meio das costas) e lombar (parte inferior das costas) devem ser harmônicas e não exageradas.

Porém NÃO são apenas estas três colunas que conseguimos visualizar, mas também observamos uma sequência dessas curvas na bacia, joelhos e tornozelos.

Na maioria dos casos, as posturas incorretas começam a aparecer na adolescência, e são realmente uma soma do psique com os hábitos de atividades do sujeito; e assim como são uma via de mão dupla, a condição social e psicológica do individual altera a postura, assim como a postura irá alterar a condição psicológica dele; isto é, a postura é uma combinação de diversos fatores, entre eles principalmente os ambientais e os hábitos.

Mesmo um leigo pode visualizar os problemas posturais mais comuns na atualidade

1) O tempo e a postura gastas, usando computadores, celulares, tabletes, televisão, jogos eletrônicos.

2) Ficamos tempo em demasia sentado em trabalhos sedentários e dirigindo carros, incluímos inibindo musculaturas como as dos glúteos (temos mais de 6) e dos flexores de quadris.

3) Nossos móveis fora dos padrões ergonômicos, como cadeiras de escritórios, ou sofás.

Ter uma má postura nem sempre chama a atenção do sujeito, até porque muitas vezes a pessoa não apresenta nenhum sintoma, como dores ou desconfortos, mas isso não quer dizer que a postura esteja saudável.

Diversos autores, principalmente da escola Francesa de postura, descrevem uma postura ideal com o alinhamento de algumas estruturas, em uma visão frontal ao traçar uma linha no centro dos olhos que passaria pelo queixo e umbigo, dividindo o corpo em duas metades 99% iguais, já em uma vista lateral encontraremos as diferentes curvaturas partindo da nuca, pescoço, tórax, lombar, sacro/glúteos, coxas, joelhos, panturrilhas e calcanhares, sendo uma curva para fora e outra para dentro de forma harmônica e proporcional.

Obviamente que nenhuma pessoa passa o tempo todo na mesma postura!

Assumimos diferentes posturas ao longo do dia e dependendo das funções e trabalhos que realizamos durante nossas atividades diárias, mas ao assumir as posturas mais próximas do ideal, de forma natural e relaxada, o equilíbrio muscular será muito maior, gerando menos problemas ao longo dos anos.

Observe as setas vermelhas indicam as curvaturas que estão acentuadas ou compensadas de forma errada, podemos observar estas curvaturas em diversas pessoas ao longo dia.

Como melhorar a postura corporal ?

Uma Postura Saudável depende inicialmente do eixo de sustentação do corpo, ou seja nossa coluna, mas a coluna não é um simples empilhar de ossos, o que sustenta a coluna e todas as intempéries que ela recebe ao longo do dia são os músculos, tendões e ligamentos.

Então devemos ter uma sustentação firme mas gentil, forte e flexível, e a melhor maneira de conquistar isso é através de um treinamento da musculatura através de um programa de exercícios periódicos, como os exercícios do pilates e outros exercícios de alongamento e fortalecimento para as musculaturas mais intrínsecas do corpo.

Normalmente as pessoas querem aquele abdômen definido, um “corpo sarado”, mas não são esses músculos que irão melhorar sua postura, aliás o aumento do volume de alguns músculos pode na verdade alterar a postura para pior!

A região da musculatura intrínseca do abdome é chamada de núcleo ou core, e esta musculatura que aumenta a estabilidade do tronco.

A região central do corpo ou o core, é composta por diversos músculos diferentes que podem ser trabalhados de diversas formas, até porque é uma região formada por mais de 10 músculos, porém não malhado não evita dores e má postura.

O alinhamento das estruturas corporais, permite uma melhor eficiência na movimentação e pare esse melhor alinhamento e funcionamento, os músculos, tendões, articulações e ligamentos devem trabalhar em conjunto para movimentar os ossos e manter o corpo organizado.

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Lucas Job

Lucas Job

Fisioterapeuta graduado pelo Centro Universitário Metodista IPA, 2010/1, Terapeuta Manual Certificado pelo Manual Concepts Institute da Austrália 2010, Formações complementares em Maitland, Mulligan, Mobilização Neural, McConnel, Kinesio Taping, Movimento Combinado, Spinal Stabilization and Knee and Shouder Reabilit, Kabat Valejo, Liberação Miofascial Instrumental, Dry Needling- Agulhamento a seco, Quiropraxia Clínica, Formação Pilates Aparelhos, Solo e Bola. Crefito: 158.083/F
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