Artigo

Tradução do artigo What is Dynaminc Neuromuscular Stabilization? Tradução: Thiago Alfama

Estabilização Neuromuscular Dinâmica, ou DNS, como é mais frequentemente referido, é um método de reabilitação funcional / estratégia que visa ativar o sistema de estabilização natural do corpo através dos princípios da cinesiologia do desenvolvimento.

O objetivo dessa abordagem é usar o sistema de estabilização inerente para restabelecer as vias neuromusculares inatas que podem ter diminuído ao longo dos anos. Através do restabelecimento dessas vias, o indivíduo recuperará suas funções biomecânicas próprias e sem dor.

Como explicado acima, a Estabilização Neuromuscular Dinâmica é uma estratégia que engloba princípios com raízes na neurofisiologia, controle motor, locomoção reflexa, cinesiologia do desenvolvimento, juntamente com muitos outros.

Embora as especificidades e o emprego dessa estratégia possam se complicar, a base dela pode ser explicada de maneira bastante direta. Quando o sistema nervoso central dos bebês começa a amadurecer, seus padrões de postura e movimento o fazem correlativamente.

Os padrões corretos de movimento são intrinsecamente ligados aos bebês que desenvolvem o sistema nervoso central, o que significa que bebês saudáveis ​​não precisam aprender como se desenvolver da maneira apropriada. Por essa razão, os padrões específicos de movimento e a ordem em que aparecem são onipresentes entre a maioria dos bebês em desenvolvimento.

O desenvolvimento da estabilização central / sagital é obtido através da função adequada do diafragma e do assoalho pélvico, bem como da pressão intra-abdominal. Isso ocorre naturalmente durante o desenvolvimento de recém-nascidos para bebês e é um elemento vital, pois leva a outro marco em que o bebê pode começar a alcançar a linha média e iniciar o processo de virada.

À medida que o desenvolvimento avança, a maturação postural começa a facilitar a forma adequada do osso e a centralização da articulação. O centramento articular refere-se à vantagem mecânica mais ideal ao longo do movimento da articulação. Antes de qualquer movimento intencional, deve haver uma ativação de certos músculos de estabilização.

Os músculos de estabilização devem facilitar o movimento adequado ao longo de toda a cadeia, ou então o movimento intencional será compensado por outros músculos cuja função primária não é a estabilização. Os músculos de estabilização são referidos como músculos fásicos porque têm uma propensão para resistir à fadiga, enquanto os músculos tônicos são músculos primários do movimento que fadigam rapidamente.

Os músculos tônicos podem se tornar sobrecarregados e, como resultado, o movimento que eles geram não será tão eficiente quanto ele não possui o equilíbrio / assistência adequado dos músculos fracos / subdesenvolvidos estabilizadores ou fásicos. Isso pode levar a uma infinidade de problemas, mas principalmente instabilidade espinhal devido à sobrecarga dos discos e articulações da coluna vertebral em conjunto com um sistema de locomoção desequilibrado. A instabilidade da coluna vertebral pode se manifestar de muitas maneiras diferentes e é frequentemente a origem da dor associada.

O centramento articular pode parecer difícil de ser alcançada se anos de má função tiverem se acumulado, mas você deve saber que existe uma grande porção neurológica de recuperar a função mecânica adequada de suas articulações. Como dito acima, esses padrões de locomoção de movimento e estabilização são “conectados” em nossos cérebros.

Os movimentos adequados ainda estão lá, mas ao longo dos anos muitos de nós entorpecemos a entrada neurológica para os músculos fásicos e aumentamos o estímulo para os músculos tônicos. Podemos ter substituído as vias neurológicas inerentes, mas isso pode ser restabelecido através de exercícios de reativação em posições de desenvolvimento primárias. Estabilização Neuromuscular Dinâmica leva em consideração a fonte primária de dor e fornece ao indivíduo uma abordagem calculada para restaurá-los ao seu pico de função biomecânica.

Referências

https://www.rehabps.cz/data/JBMT_Final_PDF.pdf
http://www.rehabps.com/VIDEO/DNS_What_Is.html
http://www.sensorimotorpsychotherapy.org/home/index.html
http://www.jandaapproach.com/about/

Thiago Alfama

Thiago Alfama

Sócio-diretor da Clínica, fisioterapeuta graduado pela Universidade La Salle de Canoas/RS em 2010. Fisioterapeuta com ênfase na área de ortopedia, possui diversas formações como: Dynamic Neuromuscular Stabilization Clinical (DNS); 3D Maps pelo Gray Institute; Conceito Mulligan; Movimento Combinado; Liberação Miofascial; Quiropraxia, Dry Needling e Acupuntura. Professor e responsável técnico pela Clínica do Instituto Fortius. CREFITO5 152.866F
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×