Artigo

Talvez você não conheça, me chamo Thiago Alfama, sou Fisioterapeuta formado desde 2010 e trabalho com reabilitação músculo esquelética. Já fiz várias formações tradicionais e conhecidas da Fisioterapia em terapia manual e estabilização, como Mulligan, Maitland, Quiropraxia, movimento combinado, neurodinâmica, estabilização segmentar, Isostretching, Pilates entre outros, mas sempre percebi que meus resultados ainda deixavam a desejar. Percebia que faltava um olhar mais neurológico do controle do movimento e não tanto mecânico. Em 2016 conheci o DNS, ou pelo Instituto Fortius e não só comecei a ter os resultados que almejava com meus paciente, como também comigo mesmo, pois eu sofria de dores lombares crônicas e nunca tive uma resposta satisfatória com as técnicas que aplicava.

Mas o que é o DNS?

A sigla significa Dynamic Neuromuscular Stabilization ou na tradução Estabilização Neuromuscular Dinâmica. É uma abordagem de reabilitação funcional / estratégia que visa ativar o sistema de estabilização natural do corpo através dos princípios da cinesiologia do desenvolvimento.

O objetivo dessa abordagem é usar o sistema de estabilização inerente para restabelecer as vias neuromusculares inatas que podem ter diminuído ao longo dos anos ou perdido sua capacidade decorrente de alguma lesão ou trauma. Através do restabelecimento dessas vias, o indivíduo reestabelecerá suas funções biomecânicas apropriadas, melhorando sintomas que podem estar relacionados, como falta de mobilidade, limitação de movimento e dor ou no caso de atletas, sua performance uma vez que deixaríamos o corpo mais eficiente.

Como explicado acima, a Estabilização Neuromuscular Dinâmica é uma estratégia que engloba princípios com raízes na Cinesiologia do Desenvolvimento, que se baseia na neurofisiologia, controle motor, locomoção reflexa, juntamente com muitos outros. Que nada mais é do que, a sequência de posturas espontâneas pelas quais vamos passando ao longo dos primeiros 15 meses de desenvolvimento motor. Esta sequência está sob o controle subcortical, não é consciente e está programada para ocorrer, desde que seja em condições normais.

A ideia da técnica é usar essas posturas espontâneas são usadas para avaliar, reabilitar e treinar.

Os padrões corretos de movimento são intrinsecamente ligados aos bebês que desenvolvem o sistema nervoso central, o que significa que bebês saudáveis não precisam aprender como se desenvolver da maneira apropriada. Por essa razão, os padrões específicos de movimento e a ordem em que aparecem são onipresentes entre a maioria dos bebês em desenvolvimento.

O desenvolvimento da estabilização central / sagital é obtido através da função adequada do diafragma e juntamente com os outros músculos abdominais e do assoalho pélvico. Essa ação adequada depende da pressão intra-abdominal. E isso ocorre naturalmente durante o desenvolvimento de recém-nascidos para bebês e é um elemento vital, pois leva a outro marco motor em que o bebê pode começar a alcançar a linha média e iniciar o processo de virada.

À medida que o desenvolvimento avança, a maturação postural começa a facilitar a forma adequada dos ossos, com seu alinhamento e a centralização da articulação. O centramento articular refere-se à vantagem mecânica mais ideal ao longo do movimento da articulação, ou seja, uma estabilização através de contrações coordenada de músculos estabilizadores, agonistas e sinergista ao movimento articular. Quando isso tudo ocorre de forma harmônica o estresse mecânico é menor em estruturas passivas, como: ligamentos, cartilagem articular, tendões, etc. e, em tese, o risco de lesões por sobrecarga é reduzido.

Quando esse sistema de estabilização não funciona adequadamente, haverá uma compensação por outros músculos ocasionando a perda do centramento articular, o que podemos chamar de disfunção articular.

Mas mesmo essa falta de estabilidade e centramento articular acontecendo a anos, existe uma grande porção neurológica de recuperar a função mecânica adequada de suas articulações. Como dito acima, esses padrões de locomoção de movimento e estabilização são “conectados” em nossos cérebros e ele tem memórias, os movimentos adequados ainda estão lá e podem ser restabelecido através de exercícios de reativação em posições de desenvolvimento primárias. o DNS leva em consideração a fonte primária da disfunção, no caso a falta de estabilização e fornece ao indivíduo uma abordagem individualizada para reabilita-lo e treina-lo.

Se quiserem saber mais detalhadamente sobre Cinesiologia Desenvolvimental, marcos motores e centramento articular meu colega Marcus Lima descreve, aqui no site nesse artigo https://fortius.com.br/o-que-e-o-dns-parte-1/

Referências

https://www.rehabps.cz/data/JBMT_Final_PDF.pdf

http://www.sensorimotorpsychotherapy.org/home/index.html

http://www.jandaapproach.com/about/

Aproveite para agendar seu atendimento

Thiago Alfama

Thiago Alfama

Sou Fisioterapeuta graduado pela pela Universidade La Salle de Canoas/RS desde 2010. Apaixonado pela área que estuda e atua na reabilitação do movimento humano e pelo conhecimento que isso me proporcionou para poder ajudar pessoas a maximizar e explorar seu potencial físico. Atuo como professor pelo Instituto Fortius e também como professor convidado em diversas Instituições pelo Brasil. Em 2019, junto com meus amigos e sócios Leonardo Bazzano e Alexandre Ortiz, fundamos a Clínica Fortius. Um local que idealizamos para ser um centro de excelência em reabilitação e desenvolvimento com uma abordagem INTERDISCIPLINAR para habilitarmos nossos clientes a terem uma vida mais saudável e com qualidade.
×