Artigo
O nosso corpo fala - Clinica Fortius (1)

Alguma vez você já ouviu que o corpo fala por nós? Querendo ou não, as pessoas conseguem nos perceber e identificar certas características psicológicas olhando apenas a nossa postura, que em outras palavras, mostra como nós “encaramos a vida”.

Se estamos tristes ou envergonhados, tendemos a ficar mais encolhidos, com os ombros enrolados pra frente e mais corcundas; se estamos mais vibrantes ou confiantes, tendemos a estar com o peito mais aberto e com as costas mais eretas; se estamos desconfiados e não compreendendo algo que estão falando, tendemos a enrugar o rosto e fazer expressões mais fortes; se não estamos enxergando bem, tendemos a colocar o pescoço pra frente para uma melhor visualização; se estamos com um hematoma feio ou temos uma mancha ou cicatriz que não gostamos, tendemos a escondê-los rodando o membro para que a região fique menos visível.

Estes são apenas alguns exemplos de modificação de postura de acordo com o que estamos sentindo no momento. Nosso estado psicológico influencia totalmente no físico, visivelmente ou não, pois a dor nem sempre é visível, mas o nosso sofrimento sim.

Em resumo, o que acontece conosco se reflete no nosso corpo. Por isso, cuide bem da sua mente e consequente postura. Nós fisioterapeutas podemos te ajudar tanto na prevenção, quanto no tratamento destes sinais e sintomas. Diferentes técnicas da fisioterapia atuam na parte emocional e física ao mesmo tempo, pois trabalhando na parte física conseguimos atingir e modificar o estado emocional do paciente. Busque o seu bem estar!

Marília Irala

Marília Irala

Fisioterapeuta graduada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2009/1 Pós-graduada em Ortopedia e Traumatologia pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento em 2011 Pós-graduada em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá em 2014. Resumo: Possui curso de Dry Needling- Agulhamento a seco, Liberação Miofascial, Bandagem Funcional, Fisioterapia na ATM (Articulação Temporomandibular), Fisioterapia Vestibular, Anatomy Trains, DNS Clínico. Professora do Instituto Fortius. Crefito: 130.190-F
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×