Artigo

Você sabe o que é laceração ou episiotomia ? Sabia que isso pode explicar a sua dor na relação sexual ou perda de urina?

Para aquelas mulheres que são mães, e tiveram seus filhos por parto normal, podem ter passado por uma laceração, que é uma lesão perineal (região entre a vagina e o ânus) que ocorre pela passagem do bebê. Essa lesão, pode ter diferentes níveis:

Grau 1: acomete somente pele e mucosa. É um corte superficial, como uma escoriação. Requer pontos somente se a área apresentar algum sangramento ativo ou mudança de anatomia (normalmente quando localizado nos pequenos lábios)

Grau 2: acomete subcutâneo e músculo. É uma lesão mais profunda que sempre deve ser suturada.

Grau 3: envolve os músculos e o esfíncter anal. Frequentemente requer cuidados especiais no pós parto.

Grau 4: envolve além do esfíncter anal, a mucosa do reto. É um tipo muito raro, porém mais grave, de laceração.

 

E em muitos casos, o médico pode optar por realizar um pequeno corte cirúrgico no períneo, chamado episiotomia (é considerada um laceração de grau 2, pois é um lesão a nível muscular e vai necessitar ser suturada), para facilitar a passagem do bebê pelo canal vaginal, esse corte também será suturado resultando em uma cicatriz.

Um adendo: estudos têm mostrado que a episiotomia:

  • Não ajuda a diminuir laceração;
  • Não diminui o tempo do trabalho de parto 
  • Não diminui o risco de incontinência urinária;

 

E toda cicatriz pode gerar diminuição da mobilidade dos tecidos envolvidos, essa diminuição de mobilidade pode trazer compensações como dor e dificuldade de movimento. Além do aumento da tensão muscular dessa região, o que pode ser a razão da sua dor no momento da relação sexual ou perda de urina.

Mas como o períneo é uma região muito importante para o corpo, pois faz parte do Core. E cicatrizes nessa região também podem explicar sintomas como dor lombar ou na região do quadril.

Como tratamento da Fisioterapia pélvica podemos utilizar a terapia manual que terá como objetivo principal restabelecer a mobilidade desses tecidos, e o movimento, que através de exercícios orientados poderá ativar ou desativar as musculaturas envolvidas. Além de também auxiliar e acelerar o no processo de cicatrização (com o uso de laserterapia) no pós parto, caso uma dessas duas lesões (laceração ou episiotomia) terem acontecido.

Se você passa por isso, saiba que existe tratamento e você não precisa conviver com essa dor.

 

Aproveite para agendar seu atendimento

Ana Escher

Ana Escher

Fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio - Fortaleza/CE (2012) e especialista em Acupuntura Chinesa pela IBRAMPA - Porto Alegre/RS
×