Artigo

O que é ?

A circulação linfática é muito parecida com nossa circulação sanguínea, porém, no caso do sangue possuímos uma bomba, o coração, que estimula e determina a velocidade dessa circulação. Já no caso da circulação linfática, por não possuir essa bomba, a velocidade é lenta, porém essa circulação é essencial para mobilizar e eliminar o “excesso” de líquido dos nossos tecidos.

A Drenagem Linfática é usada justamente pra estimular essa circulação, sendo capaz de aumentar a velocidade e também a quantidade de líquido que será eliminado. A circulação linfática mobiliza e elimina toxinas do nosso organismo e está intimamente ligada à nossa imunidade por armazenar e transportar nossas células de defesa.

Os benefícios da Drenagem Linfática

Os principais efeitos da drenagem linfática são: melhora da circulação e oxigenação dos tecidos, desintoxicação do organismo e eliminação de toxinas. Está indicada para qualquer pessoa, justamente porque seu objetivo é otimizar uma circulação já existente em nosso corpo.

Para quem a Drenagem Linfática é indicada

Pessoas que apresentam edema por alguma razão, desde questões alimentares que geram retenção de líquido, até mesmo pelo processo inflamatório existente após a realização de uma cirurgia, podem se beneficiar ao realizar a drenagem linfática.

Gestantes que apresentam retenção de líquido e diminuição do retorno venoso, relatando edema e sensação de peso principalmente nas pernas, podem se beneficiar dos efeitos da drenagem. Pacientes que apresentam problemas vasculares como varizes, também apresentam melhora.

Atletas que pela intensidade do treino apresentam dor muscular tardia também se beneficiam pela eliminação de toxinas. E por fim, pacientes submetidos a cirurgias, que pelo processo de reparo irão apresentar edema durante o processo inflamatório, também possuem efeitos muito positivos.

Aproveite para agendar seu atendimento

Débora Veber Ribeiro

Débora Veber Ribeiro

Fisioterapeuta formada pelo Unilasalle. Realizou especialização em Gestão em Saúde e Fisioterapia Dermatofuncional. Atualmente, atua nas áreas de pós-operatório e tratamento de cicatrizes.
×