Artigo
Tratamento Bruxismo - Clinica Fortius

Você sabia que não é só o dentista que pode tratar o bruxismo? Esta prática de ranger e/ou apertar os dentes tem sido muito comum. Principalmente, devido a nossa correria do dia-a-dia e consequente estresse. Quantas vezes você acorda com dores no rosto, na região da mandíbula, ou até dores de cabeça? Ou quantas vezes você sente este desconforto ou se vê apertando os dentes enquanto dirige ou enquanto está trabalhando concentrado no computador?

O tratamento para o bruxismo deve ser multidisciplinar. A fisioterapia tem o objetivo de reduzir a dor e melhorar a amplitude de movimento da boca (ATM – Articulação Temporomandibular), atuando em toda a parte musculoesquelética, mas principalmente na região orofacial, cranial e pescoço. O individuo, em geral, fica cheio de tensões musculares, o que faz gerar dor e dificuldade para abrir e fechar a boca. Algumas vezes até sente estalos articulares, dor ou sensação de ouvido tapado, zumbido, dormência… essas tensões se dão em músculos acessados por dentro da boca também, por isso o tratamento fisioterapêutico também se dá de forma intraoral.

Em alguns casos mais sérios, encontramos travamento da articulação e dificuldade de mastigar coisas duras. Isto interfere até mesmo na vida social do indivíduo, pois ele passa a ter que comer alimentos mais macios e pastosos, sem contar na dor que influencia no convívio também.

Só usar a placa mio-relaxante de bruxismo pode não ser suficiente para resolver todo este desequilíbrio, pois a tensão muscular pode permanecer e a prática do bruxismo continuar, mas é claro que reduzidas e evitando o desgaste dentário, o que torna a placa paliativa. Por isso, o tratamento para o bruxismo deve ser bem avaliado por profissionais da área, para possível indicação de um fisioterapeuta da área de ATM, um dentista especializado em ortopedia funcional dos maxilares, um psicólogo, um fonoaudiólogo, e outros profissionais que se fizerem necessários.

Marília Irala

Marília Irala

Fisioterapeuta graduada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2009/1 Pós-graduada em Ortopedia e Traumatologia pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento em 2011 Pós-graduada em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá em 2014. Resumo: Possui curso de Dry Needling- Agulhamento a seco, Liberação Miofascial, Bandagem Funcional, Fisioterapia na ATM (Articulação Temporomandibular), Fisioterapia Vestibular, Anatomy Trains, DNS Clínico. Professora do Instituto Fortius. Crefito: 130.190-F
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×