Você sabia que só usar a placa miorrelaxante, também conhecida como placa de bruxismo, pode não ser suficiente para resolver o desequilíbrio muscular e seu tratamento deveria ser sempre multidisciplinar?

O bruxismo é uma condição muito mais comum do que nós imaginamos e é caracterizada pelo hábito de ranger e/ou apertar os dentes. Esse hábito é involuntário e provocado por uma hiperatividade do sistema nervoso, que leva a uma maior atividade dos músculos da mastigação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 30% das pessoas no mundo sofrem com bruxismo. No Brasil, esse número pode chegar a 40%. Apesar de não ter causa específica, fatores psicológicos influenciam muito no aparecimento dessa condição.

O tratamento sempre deve ser multidisciplinar e pode incluir Fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos e médicos.

A placa de bruxismo não vai fazer com que a pessoa pare de apertar os dentes, mas impede o desgaste dentário. Cada caso deve ser avaliado com cuidado, respeitando sua individualidade.

A Fisioterapia contribui muito com o tratamento do quadro disfunção e nos sintomas, principalmente no controle de dor, relaxamento muscular na região ATM (Articulação Temporomandibular) e cervical, restaurando a função articular

Sinais e Sintomas comuns: Contrações rítmicas dos músculos da mandíbula; Ranger os dentes, emitindo um som que pode perturbar o sono da pessoa com quem você compartilha o quarto; Músculos da mandíbula apertados ou doloridos; Estalo ou clique quando você mexe a articulação temporomandibular; Dor por um período prolongado nos músculos da face; Dentes trincados, restaurações dentárias quebradas, retração gengival ; Dor de cabeça; e Inchaço (ocasional) na mandíbula inferior devido ao apertar dos dentes.

Causas comuns: Má oclusão, Má qualidade de sono, Estresses, quadro de ansiedade e depressivos, Disfunções musculoesquelética